Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

MARCOS 13:27

 

MARCOS 13:27

E ele enviará os anjos e reunirá os seus escolhidos dos quatro ventos, da extremidade da Terra até à extremidade do Céu.

Muitas pessoas, ainda que espalhadas pelo mundo e sob muitas culturas, não creem num final de existências, numa ETERNIDADE, numa vida após a morte, sendo esta o fim de tudo nesta Terra e o início da fase junto ou longe do CRIADOR.

Os pensantes e errôneos seres, divagam numa possível inexistência de CÉU e inferno, lançando sobre esta pequena parcela da eternidade seus depósitos, como um faraó que leva para sua tumba bens que possa ter num possível retorno.

Apegam-se a filosofias e temas que enganam e destituem a PALAVRA DE DEUS de seu lugar de destaque.

Esta teimosia custará algo além de uma decepção na VOLTA DE JESUS, quando serão lançados no FOGO ETERNO.

Malaquias, já no Antigo Testamento, alertava: “eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o Anjo da Aliança, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o Senhor dos Exércitos” (ML 3:1) – e ELE já veio, sob anúncios de João e de tantos outros que trataram do assunto.

Das extremidades do mundo criado eis o CHAMADO DIVINO para o DESPERTAR, para o JUÍZO FINAL, para o ENCONTRO com nosso SENHOR – se organize – ELE vem!

LUCAS 4:36

 

LUCAS 4:36

Que palavra é esta, pois, com autoridade e poder, ordena aos espíritos imundos, e eles saem?

O maior legado aos homens que passaram pela Terra foi a PALAVRA DE DEUS.

Este presente foi traduzido em várias línguas a fim de produzir SALVAÇÃO e revelar promessas que DEUS fez.

Na caminhada da FÉ, para se viver bem, devemos olhar para as origens, quando DEUS, em sua infinita SABEDORIA, ordena que tudo venha à existência.

Quando JESUS pôs-se em CARNE, "VERBO" vivo, a Terra se encheu do conhecimento da GLÓRIA DE DEUS.

E o que observamos é que todo o universo espiritual se rendeu a ELE, quando sob suas PALAVRAS, pessoas ficavam admiradas, percebendo que tudo se torna pacífico, organizado, saudável e objeto da GRAÇA.

Se demônios saíam, era o exercício de sua MISERICÓRDIA pela vida na Terra, "para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos, mediante o seu ESPÍRITO no homem interior; e, assim, habite CRISTO no coração, pela FÉ, estando arraigados e alicerçados em AMOR, a fim de poder compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o AMOR DE CRISTO, que excede todo entendimento, para ser tomados de toda a PLENITUDE DE DEUS" (EF 3:16-19).

Venham também sobre mim as tuas misericórdias, Senhor, e a tua salvação” (SL 119:41): eis a máxima expressão da PALAVRA, quando criados por e para DEUS.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

ÊXODO 14:10

 

ÊXODO 14:10

E, chegando Faraó, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então, Israel clamou ao Senhor.

Em nossa caminhada cristã, passamos por muitas lutas, e sempre ouvindo um eco da voz de JESUS dizendo que “aqui teríamos aflições e que deveríamos ter bom ânimo”, pois com e por ELE, teremos nosso GALARDÃO.

Nosso problema é que ao passarmos pelas muitas provações, tendemos a fixar nossos olhos nelas e esquecermos da VERDADE.

Quem sabe, numa memória, lembrarmos o que Tiago dizia, sobre “termos por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança” ou Paulo “porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória eterna”.

Sob a jurisdição de Moisés, para suprir o medo, o terror, as comparações do passado até pensando na morte, emerge o clamor a DEUS, mudando todo o pensamento e requisitando do SENHOR algo que ELE mesmo já havia providenciado: “o socorro presente na tribulação”.

Cobre a falsa memória do bem-estar passado: “não temais; aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes: o Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis” (EX 14:13-14).

“Há momentos que pensamos em olhar para trás”.

Nunca o Egito e este mundo será nosso lugar.

domingo, 15 de fevereiro de 2026

EFÉSIOS 4:32

 

EFÉSIOS 4:32

Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.

A Oração de JESUS, um ensino em meio a tantos homens e mulheres, onde sob a tensão de ensinar o drama que posteriormente iria viver, morrer para gerar PERDÃO a pecadores que o matariam.

Que dor é vinda do ato de perdoar quem nos tem ofendido.

Paulo ensinará princípios preciosos, numa mimese de nosso SENHOR, a fim de alertar os crentes e leitores, de qual a referência relacional que vem permeada pelo PERDÃO.

Este Paulo, que olha para o jovem Estevão sob pedras e clamor aos céus, agora passa a compreender a extensão do que é amar e ser amado.

É fácil declarar amor e até mesmo pregar sobre o amor, mas quando ouvimos de JESUS um "Pedro, tu me amas?", qual será a nossa resposta, comparando ao que JESUS diz a ele para "apascentar as ovelhas", que nada mais é que gerar PAZ a quem está em conflito por muitas vezes não compreender ou receber o PERDÃO.

Lembremos do lençol que desce sob conselhos a Pedro, a Paulo que precisa de João Marcos, ou de cada um de nós, que desobedientes, teimamos em justificar nossas mágoas ou feridas.

Qual será nossa ação a partir do conhecimento do VERDADE que pode libertar a quem devemos PERDOAR?

GÊNESIS 50:17

 

GÊNESIS 50:17

Assim direis a José: Perdoa, pois, a transgressão de teus irmãos e o seu pecado, porque te fizeram mal; agora, pois, te rogamos que perdoes a transgressão dos servos do Deus de teu pai. José chorou enquanto lhe falavam.

O REINO DE DEUS é estabelecido de forma que todos devam passar pelo crivo do perdão.

A história de um homem traído pelos seus familiares e que alcança o favor do SENHOR, sendo alvo de sua GRAÇA em tempos complicados para as nações, onde vem a fome, e agora o SENHOR, soberano sobre todas as vidas e histórias, leva os irmãos de José a um encontro com ele: ah! Como a vida nos surpreende, não é mesmo?

Os irmãos que pensaram ter se livrado de José agora estão postos sob sua tutela e precisam ser perdoados.

E neste encontro os medos, as mágoas, os sentimentos afloram e traçam pensamentos quase que suicidas – o verso escolhido surge de uma mentira, como que apelando por misericórdia – considerando o pai falecido, e um mundo de possibilidades nas reações de quem carrega culpa por ter feito mal a alguém.

Lembro-me de JESUS e seu infinito AMOR, que sendo crucificado ainda se dá em conta de pedir PERDÃO.

José prefigura tal ação e em meio ao humilhar-se de seus irmãos, diz que “não estava no lugar de DEUS” (v.19) e afirma algo que Paulo dirá assim “todas as coisas cooperam”, e desta forma diz: “DEUS tornou o mal em BEM, para preservar a vida” – PERDOAR, ACOLHER E VIVER, esta é a grande missão de todos nós.

SALMO 145:4

 

SALMO 145:4

Uma geração louvará a outra geração as tuas obras e anunciará os teus poderosos

Um reflexo do Provérbio 22:6 sobre “ensinar a criança no caminho em que deve andar” explica bem a realidade de uma “geração louvar/contar à geração vindoura as grandes coisas que o Senhor fez”, pois isto alimenta a esperança de que ELE fará novamente o bem que a geração anterior recebeu.

Não é motivacional ainda que o pudesse ser, mas é trabalhar testemunho sobre ações divinas na Terra, como que dizendo: - filho, olha o que meu DEUS fez, busque-o.

Davi entendia e tinha desenvolvido uma relação pessoal com DEUS e agora queria refletir assim: exaltarei; bendirei; louvarei; meditarei; contarei.

O interesse de Davi era que sua descendência recebesse a informação para que em suas vidas houvesse a formação do caráter divino em seus corações, pois somente assim se pode adorar ao SENHOR.

Isto começa bem antes de Davi: “Quando os seus filhos perguntarem: O que esta cerimônia significa para vocês? Respondamlhes: É o sacrifício da Páscoa ao SENHOR” (EX 12:26-27).

Negligenciar a MISSÃO de contar às vindouras gerações é impregná-las de descaso para com DEUS e amargar os dias dos filhos na escuridão do desconhecimento e da fé que um dia os pais tiveram.

Para que aos filhos dos homens se façam notórios as tuas obras” – para isto JESUS veio... fale aos teus filhos!

JOÃO 15:5

JOÃO 15:5

Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; PORQUE SEM MIM NADA PODEIS FAZER.

Base do sermão deste domingo, da minha meditação pessoal, vendo este verso, percebo como é de suma importância estar em CRISTO.

A palavra-chave e repetida muitas vezes é PERMANECER.

A lida de uma vida inteira, de uma luta por constância, numa figura da VIDEIRA, que é por temporada, que tem sua hibernação de inverno, se torna ainda matéria prima do vinho, tão aclamado nas festas e mais, no momento de um MILAGRE de JESUS, que sem passar pelo parreiral, produz algo da água transformada.

Ninguém conhecerá o PAI se não for CRISTO.

Isto é básico, porém muitos tendem a se formar em planta, mas jamais dando frutos e sendo arrancado, seco e lançado no fogo, como diz o capítulo escolhido, num reforço do Salmo 1, sobre palha no fogo e PALAVRA.

Nada mais precisamos do que ficar COLADOS no PÉ, na VIDEIRA (JESUS), pois assim como no DIA DO JUÍZO, DEUS (o PAI) passará e reconhecerá quem NELE e no FILHO permaneceram, e reforçando sempre que toda árvore deve produzir frutos (Lucas 6:44).

Jamais produziremos para o REINO longe do SENHOR e por isso, permanecer, pois LOGO ELE VIRÁ.

SEM ELE NADA FAREMOS”: entendamos a FORÇA do PERMANECER... e de estar na PALAVRA, o adubo.


sábado, 14 de fevereiro de 2026

SALMO 97:10

 

SALMO 97:10

Vós que amais o Senhor, detestai o mal; ele guarda a alma dos seus santos, livra-os da mão dos ímpios.

Uma das relevantes questões para ser trazida à luz hoje é sobre o que vem a ser “detestar o mal”.

A Bíblia não reduz o mal ao pecado apenas, mas a todas as consequências e manchas da escolha de “conhecer o bem e o mal”, no Jardim do Edem.

E foi por este conhecimento que a expulsão do homem ocorreu, a justificação divina veio e o Filho foi trazido ao conhecimento de todos no protoevangelho.

O SENHOR diz em Genesis que “era mal todo desígnio humano” e veio mais punição.

A situação agrava quando Paulo diz que DEUS entrega o homem ao seu próprio raciocínio, como que dando carta branca para sua perdição, para o inferno.

O verso acima destaca o bem e o mal na figura dos “santos e dos ímpios”, como num aprendizado sobre joio e trigo, sobre mudar a imagem e semelhança de DEUS em vergonha, em optar por ídolos ao invés de obedecer a Palavra e não os construir, de amar a DEUS sobre tudo e todos e fixar os olhos em JESUS, não atirando-o na cruz todos os dias, ou seja.

Detestar o mal é imperativo e responsabilidade.

O homem tem seu coração voltado para o mal e parece gostar de escolhas malignas, e as ações hodiernas apontaram algo tenebroso: a invocação de satanás e suas legiões nas ruas do nosso país - eis que vem o JUÍZO - nada mais esperamos senão que ELE “guarde os santos”.

1 CORÍNTIOS 10:31

 

1 CORÍNTIOS 10:31

fazei tudo para a glória

Uma das ideias centrais do pensamento de Westminster, no século XVI, foi colocar o homem em seu pleno conhecimento de Deus e de si mesmo.

E nesta formatação das ideias reformadas, a PALAVRA DE DEUS expõe o propósito para o qual o ser humano foi criado: a glória de DEUS.

E por glorificar a DEUS em sua vida, a consequência é a alegria, prazer ou felicidade que transcende a mera existência aqui.

Paulo irá trazer esta Verdade assim: “tudo o que formos fazer”, seja a mais simples ação, pensamento ou palavra, se feita para que o NOME de DEUS seja glorificado, atinge seu objetivo criacional.

Isto se dará aprendendo: (a) que tendo feito homem e mulher segundo sua imagem e semelhança, e vivermos de acordo com seus mandamentos, obedecendo e amando aquele que tudo fez de forma perfeita, alcançaremos certezas e prazer que este mundo nunca oferecerá; (b) que a fonte do prazer real e genuíno está na PALAVRA DE DEUS, conforme o Salmo 1, que diz que “o prazer do BEM-AVENTURADO ser humano está na LEI DO SENHOR e nesta medita dia e noite; (c) que aquele que tem os mandamentos divino e os guarda, é aquele que ama a DEUS e a CRISTO, e este é amado por eles.

O verdadeiro autoconhecimento não está em nós, mas na FONTE, no nosso CRIADOR, que nos fez para ELE.

Amemos o SENHOR, pois é o melhor para nós.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2026

1 SAMUEL 12:15

 

1 SAMUEL 12:15

Se, porém, não derdes ouvidos à voz do Senhor, mas, antes, fordes rebeldes ao seu mandado, a mão do Senhor será contra vós, como o foi contra vossos pais.

A história tem inúmeros avisos, recados muito claros acerca o JUÍZO DE DEUS sobre a Terra.

Não tarda, ainda que pareça (2 PE 3:10): “mas o Dia do Senhor virá como o ladrão de noite, no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra e as obras que nela há se queimarão”.

Alguns teólogos estão amenizando com subjetividades o encontro, trazendo palavras mentirosas, que inibem as almas de correrem na direção da cruz.

Em todo tempo apareceram pessoas que prestaram o desserviço ao REINO, ou com precipitadas datas, que trouxeram ainda mais descaso ou descrédito, ou que precipitaram sentimentos de que tais palavras de DEUS são meras ilusões e que jamais ocorrerão.

Um sem número de falsos profetas depositou a confiança na inexistência do castigo eterno... e certamente prestarão contas ao AUTOR DA PALAVRA.

Viver o descaso com o AVISO DIVINO é o mesmo que saltar de uma montanha muito alta sem acreditar no impacto ou estrago que ocorrerá.

Não deixando a nossa congregação, ...antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia” (HB 10:24-25).

Esta sempre será a VERDADE... OBEDEÇA!

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

ISAÍAS 41:10

 

ISAÍAS 41:10

“Portanto, não tema, pois estou com você; não se assuste, pois eu sou o teu Deus. Eu te fortalecerei e te ajudarei; pode confiar, pois a minha mão forte está te segurando”

Uma das expressões mais lindas que vejo na PALAVRA é “destra fiel”, e nem sempre pensamos no profetismo messiânico neste texto.

Não por acaso, em seu sermão, Pedro usará para os ouvintes: “a este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas. Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes” (AT 2:32,33), será ratificado em “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus” (HB 12:2).

Quando percebemos que JESUS veio à Terra e se tornou o vínculo direto do povo de DEUS com ELE, e tomou em suas mãos o sustento de pecadores que alcançou, abrindo a porta do aprisco para gente de “tribo, raça e nação”, entenderemos o significado de “DESTRA FIEL”.

Pense bem: não precisamos ter medo, sua presença é certa; todo terror que venha, será dissipado pela sua Luz, por ser um DEUS pessoal e que toma em sua mão quem ELE decidiu amar; que será ELE nossa força e ajuda sempre, pois sua mão é quem protege e guia.

Ou seja: é confiar ou confiar – JESUS é a GARANTIA.

HEBREUS 1:1-4

 

HEBREUS 1:1-4

Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas, tendo-se tornado tão superior aos anjos quanto herdou mais excelente nome do que eles

Quando tomamos em punho a PALAVRA DE DEUS para amadurecermos na FÉ (2 PE 3:18) e desenvolvermos nossa SALVAÇÃO (FL 2:12-13), somos confrontados pelo VERBO que se fez carne (JO 1:14), e percebemos que todos os autores instruídos pelo ESPÍRITO SANTO (2 PE 1:21) sabiam tratar do assunto central de todas as ESCRUTURAS: JESUS CRISTO.

Redundante? Claro que não!

Pois no correr da história homens e mulheres tentaram dar mais valor a seres criados do que ao FILHO CRIADOR – e interessante, a maior parte deles, como os judeus, nunca destituíram o PAI do seu devido lugar.

Pois bem, observe o autor aos Hebreus: JESUS é o RESPLENDOR da GLÓRIA e a EXPRESSÃO EXATA do seu SER – guarde isto – “no princípio era o VERBO, e o VERBO estava com DEUS, e o VERBO era DEUS” (JO 1:1) – isto somente é possível por DIVINA INSPIRAÇÃO.

Simples de entender, mas complexo na aceitação.

Acima de todo nome, inclusive dos anjos, eis o CORDEITO DE DEUS, dado aos eleitos, a fim de terem NELE a solução que anjos e pessoas jamais deram.

Nome acima de todo nome” (FL 2:9-11) – eis JESUS.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

NAUM 1:7

NAUM 1:7

O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam.

Ao pregar sobre o Salmo 91, e pensando no caráter messiânico do mesmo, extraí lições que tem me ajudado muito nesta vida pastoral e ao mesmo tempo, na vida que envolve aconselhamentos e pregações.

Naum escreve por volta de 660-650 a.C., e no meio de todos seus dilemas, é levado por DEUS a falar contra Nínive, que é de onde surge o verso acima.

E por meio destes versos, falando ao povo de DEUS, como o Salmo citado, lições vêm aos olhos: (a) da generosidade divina mergulhada em um traço de MISERICÓRDIA, GRAÇA imerecida, que nos leva a entender os traços de uma ALIANÇA que é eterna; (b) que nosso SENHOR, impresso nas letras do Salmo 91 aparece com um FILHO socorrido, comunicando o mesmo cuidado aos que AMAM e CONFIAM no SENHOR; (c) em meio a tantos cercos inimigos, apare nosso DEUS como solução única, e num ensino incrível tratando de gente que deve permanecer debaixo das asas do Altíssimo, sob suas sombras, e no seu esconderijo, o que fará do SENHOR a medida protetiva e de livramento suficientes.

Naum mostra o que o Salmo ensina: nossos inimigos estão todos sob o juízo divino, a queda e a destruição destes é certa, devido à sua maldade e corrupção, inclusive o diabo, o sempre enganador dos povos.

Se você é parte do povo eleito, é com você que as bênçãos da ALIANÇA recairá, pois por você JESUS morreu.


sábado, 7 de fevereiro de 2026

JEREMIAS 17:5,7

JEREMIAS 17:5,7

Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor.

O que estes versos têm a ver conosco?

Acostumados a navegar por oceanos da autossuficiência, acabamos encontrando nos mares rochas que ferem o casco de nossas embarcações, por não termos um FAROL ou quem sabe um TIMONEIRO que busque a direção de DEUS.

Confiamos em nossas escolhas de caminhos, nossas bússolas de ponteiros agitados, e rodeamos a cabeça teimando saber onde queremos chegar e de repente, o barco afunda, pessoas se ferem, outras morrem.

Pedras, perigos, ameaças são naturais em nossos mares da vida, mas nem por isso precisamos teimar e deixar o SENHOR de lado, achando que temos nossa parte a fazer, sem entender que não sabemos um segundo adiante, ainda que o tempo pareça instantâneo.

Parte do verso, a anterior serve-nos assim: “assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do Senhor!”.

É a lógica da vida!

DEUS é nossa segurança, socorro presente na tribulação, nosso guia e poderoso SENHOR, soberano sobre o tempo e o espaço, tem em suas mãos as chaves da vida e da morte, regula o universo na palma de sua mão e assim devemos entender e CONFIAR.

ENTREGA teu caminho ao SENHOR, CONFIA NELE...


SALMO 71:15

SALMO 71:15

A minha boca manifestará a tua justiça e a tua salvação todo o dia, pois não conheço o número delas.

A vinda de CRISTO à Terra clareia bem o significado da JUSTIÇA DIVINA, quando recai sobre todas as nossas culpas, imputadas e de prática pessoal, ao que chamamos da cruz pelo pecado.

É interessante a composição deste Salmo, pois ele traz em sua bagagem a ação do SENHOR sobre a construção dos dias do autor, de forma poética, teológica e didática.

E claro, estimula-nos a aceitar a proposta de "contar às vindouras gerações" (SL 78:4) sobre quem é DEUS em nós e por nós, desde o ventre até nossos últimos dias: (a) Sê tu a minha habitação forte, à qual possa recorrer continuamente (v.3); (b) Pois tu és a minha esperança, Senhor Deus; tu és a minha confiança desde a minha mocidade (v.5); (c) Por ti tenho sido sustentado desde o ventre; tu és aquele que me tiraste das entranhas de minha mãe (v.6); (d) Mas eu esperarei continuamente, e te louvarei cada vez mais (v.14); (e) Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade (v. 17); (f) Agora também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros (v. 18).

Dito isto, após apoio literário, estimulo você que abra a tua boca e conte da presença do PAI, do FILHO e do ESPIRITO SANTO em tua vida.

Que ELES sejam glorificados!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026

JOÃO 1:12,13

JOÃO 1:12,13

Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

Lidamos com pessoas em um mundo que tende a generalizar JESUS como sendo parte de todas as religiões, sejam elas cristãs ou pagãs.

O ecumenismo traz esta maldição em sua bagagem.

Lendo passagens do Alcorão, Livro dos Mórmons, Testemunhas de Jeová, Romanismo Católico, entre outros cristãos e afins, percebemos claramente que os escritos joaninos são opostos a tais seitas, e a VERDADE e a VIDA que JESUS sempre é a real proposta de João.

Receber não é mero acreditar, pois todos os seres humanos de uma forma geral geram em suas mentes conhecimentos sobre JESUS, porém não creem.

Ser feito “filho de DEUS” está conectado ao receber, crer e viver em função de CRISTO, que não era apenas um modelo de gente boa e perfeita, mas o SALVADOR dos que o receberam e creram – parece redundante?

Os judeus, nos dias de JESUS, esperando o MESSIAS, negaram-no quando em carne, pois JESUS dizia de si mesmo ser DEUS e um com o PAI e esta foi a rejeição.

Há muito o que aprender sobre a REDENÇÃO...

Estas propostas erradas colaborarão para a apostasia, pois as pessoas têm aceitado facilmente tais ideias: LEIA a BÍBLIA e ORE! CRER é RECEBER a VERDADE.


quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026

MARCOS 7:37

MARCOS 7:37

Maravilhavam-se sobremaneira, dizendo: Tudo ele tem feito esplendidamente bem; não somente faz ouvir os surdos, como falar os mudos.

Uma das coisas mais difíceis para o ser humano é reter em seu coração algo que lhe fez bem.

Após se retirar das terras de Tiro, onde libertou uma menina filha de uma mulher era grega, de origem siro-fenícia, de possessão demoníaca, a pedido da mãe.

Voltando a mãe para casa, achou a menina sobre a cama, pois o demônio a deixara”.

JESUS apenas queria descansar, quando entrou numa casa, mas as pessoas estavam cativas pelo diabo.

E por isso age!

E próximo ao Mar da Galileia se encontrava outra pessoa com problemas, resolve tomar a decisão de curar males que vinham de muitos anos.

E este é o contexto da palavra de hoje.

E é curioso que o próprio JESUS, SENHOR dos prodígios e sinais, pede para que as pessoas guardem em segredo tamanho milagre: impossível!

Esta quebra de paradigmas, tendo contato com pessoas de fora da comunidade judaica, mostrava que a SALVAÇÃO era para os povos.

JESUS, onde passava a história do povo, e estes não conseguiam continuar em silêncio e da mesma forma, e saiam falando a todos do que ELE havia feito.

O que precisamos mais para falar do que JESUS fez por nós, de darmos o testemunho sobre a Vida Eterna?


terça-feira, 3 de fevereiro de 2026

SALMO 32:4

SALMO 32:4

Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor se tornou em sequidão de estio.

O ser humano tem flertado com o pecado a tal ponto de desprezar as suas consequências.

Desde o início, logo na criação, recebemos ordens de não andarmos próximos ou na prática do pecado, pois ele é destrutivo, e literalmente, traz a morte.

Nestas inserções em meio aos pecados, acabamos colhendo frutos que não imaginávamos, com perdas irreparáveis, danos em relacionamentos, enfermidades físicas e emocionais e os riscos no mundo espiritual.

Queremos acostumar com as justificativas confundindo-as com a JUSTIFICAÇÃO realizada por JESUS.

No entanto, vemos Davi sofrendo tanto, colhendo frutos de suas ações dolosas, tal qual citado acima.

E é triste, pois além de macular toda nossa alma, com tons escuros inapagáveis, mancha a nossa relação com nosso DEUS.

Tais flertes e práticas acabam nos dando esta sensação do Salmista, do peso da mão do SENHOR, numa falta de acalento, de um consolo em meio às dores, e mais do que isto, esta “sequidão de estio”, “a alma desolada”, sem conseguir consolar-se a si mesma, “angústia, cansaço e perda de vigor”, como aquelas “angústias do inferno”.

E o que fazer para ter a “restauração da alma”?

“Confessarei ao Senhor as minhas transgressões e tu perdoaste a iniquidade do meu pecado” (32:5).

Portanto, CONFESSE imediatamente, e deixe o mal.


segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

LUCAS 1:46,47

LUCAS 1:46,47

Minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque o Poderoso me fez grandes coisas: Santo é o seu nome

O canto de Maria nossa traz algumas lições interessantes e profundas: (a) Mesmo em temor, aquela mulher recebe a palavra e a guarda no coração, confiando na VOZ que lhe veio; (b) recebendo a notícia, exalta ao SENHOR que a beneficiou com a gravidez; (c) declara que toda bênção procede de DEUS que é seu SALVADOR, ainda que pudesse ser injuriada por uma gravidez repentina e sem toque masculino; (d) se entrega ao chamado de DEUS para ter em seu ventre o FILHO DE DEUS.

"Isabel ficou possuída do Espírito Santo" (LC 1:41) e pelo poder do ESPÍRITO SANTO, Isabel declara “bendita és tu entre as mulheres, e bendito o fruto do teu ventre! E de onde me provém que me venha visitar a mãe do meu Senhor?” (LC 1:42,43)

Ela se une com Isabel, sua “parenta”, que relata sensações intrauterinas da sobrenaturalidade do ser que está sendo gerado em Maria.

DEUS escolheu mulheres para darem à luz filhos que mudariam a história do SEU povo – e Maria celebrou isto.

“Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade” (FL 2:13).

O que pode ser impossível para DEUS?

DEUS cumpre seu propósito, por isso, devemos crer.

Encoraje-se a crer e buscar em ORAÇÃO ao SENHOR.


GÊNESIS 1:1-3

GÊNESIS 1:1-3

No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Disse Deus: Haja luz; e houve luz.

Os assuntos bíblicos, pela inspiração de DEUS, se entrelaçam, se completam e não se distorcem.

Temos visto muitos buscando ideias para completar o pensamento BÍBLICO, mas nenhuma delas se torna útil, pois quando se trata de PALAVRA DE DEUS, precisamos entender que o Autor Soberano escreve: “escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé uma vez por todas lhes foi confiada, pois certos homens, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se dissimuladamente no meio de vocês, e são ímpios, transformando a GRAÇA DE NOSSO DEUS em libertinagem e NEGAM JESUS CRISTO, nosso único Soberano e Senhor” (JD 1:3,4).

Levando em conta esta realidade de negação dos homens, pensar num CRIADOR SOBERANO mexe com a vaidade humana, com as ciências, e com aqueles que teimam em não atribuir a DEUS o ato da CRIAÇÃO de todas as coisas visíveis e invisíveis: você realmente crê?

Estes versos escolhidos são para intensificar o que João dirá sobre o fato de “a LUZ ter vindo ao mundo e os homens amarem mais as trevas do que a LUZ”.

JESUS é esta LUZ, e a criação emana de um DEUS que tanto fez a luz como enviou a LUZ sobre os homens.


DANIEL 12:2

DANIEL 12:2

Muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno.

É normal numa sociedade materialista, incrédula, herética e vazia ignorar o fato de que “haverá o horror eterno” e que é coisa apenas da cabeça dos crentes que leem a BÍBLIA.

O oposto desta tragédia anunciada pela BÍBLIA é “se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo” (AP 20:15), sendo ainda lido que “o diabo, o sedutor deles (seus servos, marcados por ele), foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos” (AP 20:10).

Fato é que a BÍBLIA só tem sentido para quem nela crê e ainda crê em DEUS e no seu FILHO JESUS, e crendo, os cristãos a têm como REGRA DE FÉ e PRÁTICA, mais do que um livro de contos.

Ela se torna manual para o BEM e para se conduzir como DEUS realmente determinou para todo o planeta, considerando sermos todos crentes na CRIAÇÃO DIVINA.

É provável que ridicularizem tais elementos da fé, mas nunca deixarão de ser a VERDADE, posto que JESUS ensinou sobre uma ETERNIDADE longe de DEUS.

Testemunhas de Jeová, Adventistas do Sétimo Dia, Judaísmo, Kardecismo, Budismo, Hinduísmo, Candomblé não admitem tal elemento eterno: e você, como crê?

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

ROMANOS 9:20

ROMANOS 9:20

Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? 

Ao ler o capítulo de Gênesis que se refere a Caim e Abel, percebo logo sobre a arrogância do filho assassino de seu irmão Abel.

É irreverente e sem temor quando fala com DEUS ao ser inquirido sobre o sangue de Abel: "por acaso sou tutor de meu irmão?"

O verso escolhido vem de encontro ao chamado de Paulo para prestarmos atenção no que referência como "temor ao CRIADOR", e não somente por sermos seres enganadores e enganados, como também dependentes em tudo do SENHOR.

Evidenciamos: "De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem" (EC 12).

Todo temor parte de um coração que ama a DEUS, obedece e guarda seus ensinos, busca sua sabedoria e NELE confia.

DEUS nunca precisa de sugestões para ficarmos dizendo a ELE o que ELE mesmo já sabe de tudo e todos, e por isso reverência ao "que fez tudo perfeito" é prova de quem o tempo em respeito.

Quem somos como pó para falarmos ao artífice como deve nos reger e criar?

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

ECLESIASTES 12:13

ECLESIASTES 12:13

De tudo o que se tem ouvido, a suma é: teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.

Um tempo produtivo.

Tempo que voa.

Tempo que marca.

Tempo que, sob a tensão de ponteiros, mostra uma realidade imutável – começo, meio e fim de tudo.

As canções mais doces, que aos ouvidos eram familiares, de alegria, começam a enternecer, fazendo a harmonia e disposição da cantoria um final de vida que é a natureza humana – “e todas as harmonias, filhas da música, te diminuírem” (EC 12:4).

Eis que é chegada a face dos dias em que diremos “não tenho neles prazer”, emergindo desta verdade um apelo do escritor “lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias”.

Esta é a razão pela qual não devemos fixar nossos olhos e existência apenas nesta etapa, onde a matéria começa e termina.

O filho de DEUS precisa e deve buscar e pensar nas coisas do ALTO, onde habita o SENHOR, pois como herdeiros da VIDA, é para lá que caminhamos.

As canções nunca serão as mesmas e certamente as deixaremos num canto da memória, reforçando o que diz Salomão.

Temer a DEUS e guardar a sua PALAVRA é fundamental para que saibamos para onde iremos.


LUCAS 18:42,43

LUCAS 18:42,43

Então, Jesus lhe disse: Recupera a tua vista; a tua fé te salvou. Imediatamente, tornou a ver e seguia-o glorificando a Deus. Também todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus.

Era um dia comum.

Ali estava o SENHOR dos senhores e o REI dos reis.

Afinal, já pensou por qual razão JESUS vivia nas ruas, locais ermos, desertos, nas portas de templos?

Pergunta o pobre cego: "o que era este?" (LC 18:36)

Quando, espontaneamente, um REI passaria e se daria a parar para ouvir o clamor de alguém da “plebe”?

Eis a voz: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!

Destacamos: (a) não importa o que digam, não desista de clamar – 18:39; (b) não importam as multidões e as vozes que possam atrapalhar, não desista de clamar – 18:39;  (c) JESUS sempre dará ordens em favor dos que realmente clamam (18:40); (d) não se envergonhe das suas limitações, afinal o próprio CRISTO, sabedor de tudo, lhe indaga quanto ao que deseja – 18:41; (e) JESUS, o REI, que parou para ouvir e ver, agora dá a resposta ao clamor de um moribundo, de alguém muito necessitado; (f) nunca deixe de exercer a fé, pois é sobre esta que JESUS certa vez diz que a tendo, montes serão lançados ao mar; (g) e por fim, aprendamos que quando o operar sobrenatural de nosso SENHOR ocorre, isto deve gerar em nós o LOUVOR DA GLÓRIA DO PAI.

Jesus, tem compaixão de mim!” – ELE sempre tem...


SALMO 40:4

SALMO 40:4

Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança

 

O que há de tão impossível para JESUS realizar?

Já parou para pensar em quem de fato JESUS foi aqui na Terra?

Quem era antes o VERBO e hoje é?

Pois bem, a ETERNIDADE DE JESUS lhe confere o caráter divino, dando-lhe poderes sobre todas as coisas visíveis e invisíveis – parece lógico?

Não é tão lógico quando pensamos em um tanto de gente que pesquisa sobre ELE nos sites de inteligência artificial, tendo informações, mas não se relacionando com o VERBO DA VIDA: sabem muito sobre, porém têm dificuldades de crer.

É fácil dizer que a fé é um despertar do Espírito Santo nos eleitos, mas precisamos encarar o fato de que muitos preferem o refúgio da racionalização excessiva.

Ao tentar justificar a crença apenas pelo intelecto, corre-se o risco de anular a fé e abraçar o ceticismo. O resultado? Vive-se sob respostas humanas, ignorando a voz de Deus em Sua Palavra Inspirada, deixando claro que:

(a) enquanto não conhecermos o AUTOR, sempre estaremos abrindo caixas de segredos apócrifos que de nada servem senão para confundir;

(b) enquanto não dermos um passo de fé, não chegaremos a um relacionamento profundo com DEUS e seu FILHO JESUS.

Uma questão comum até hoje e que Moisés levantou em seus dias: "Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: 'Qual é o nome dele?' Que lhes direi?"

Nesse anúncio perfeito — um verbo e um pronome — ecoa a voz que orienta o homem a descansar em quem ELE é, era e sempre será (Êxodo 3:14 e João 8:58).

E neste invólucro perfeito de um verbo com pronome e somente isto, eis a VOZ de DEUS orientando os homens a descansarem em quem ELE é... era... e sempre será.

Josué 1:9 dirá: “Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares”.

Mas JESUS lhes disse: "Sou eu! Não tenham medo!" (João 6:20)

Em quem você tem depositado sua confiança? O que mais precisa para crer?

“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Pela fé entendemos que...” (Hebreus 11) – PERCEBEU? ENTÃO CREIA e CONFIE!

 (Pr Carlos Puck)

 


domingo, 25 de janeiro de 2026

APOCALIPSE 1:17,18

APOCALIPSE 1:17,18

Não temas; eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.

JESUS se declara sempre assim como o PAI: EU SOU.

Isto bastaria ao que tem fé.

Mas as bisbilhotagens humanas, a fecunda imaginação acaba pondo em duvida o que é muito simples e produto da FÉ.

O ser humano tem muito o espírito de “AGRIPA” quando, ouvindo Paulo, diz a ele que “por pouco ele o persuade a ser um cristão”.

Talvez pela presença de Félix ou de outros eminentes, ele foge do conceito de salvação.

Mas sabemos que os que de DEUS são, que são chamados segundo seu propósito, e crendo a GRAÇA IRRESISTÍVEl, de modo algum eles são lançados fora.

Vejamos que JESUS mostra sua vitória logo no início do livro e destaca sua identidade de estar no início, como João relata em seu EVANGELHO – de nada seria difícil estar nesta ação final.

Tudo isso por ter morrido, ressuscitado e sido elevado aos CÉUS onde habita à DIREITA DO PAI.

Ninguém gosta de ficar olhando para a cruz por ser ela o fenômeno da morte, mas é dela que JESUS sai morto e para vencer a morte, e com efeitos pelos séculos dos séculos, com a solução para o inferno e a morte...

Por isso devemos prestar atenção neste que é SENHOR dos tempos e das ações.