Mateus 10:34 Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada...
Do machado e da pá (Mateus 3) para a espada.
Jesus chama os seus discípulos, o Espírito Santo os toma em poder e os reveste, qualificando-os para a Missão.
No mesmo Evangelho, no início o CHAMADO e a resposta em um salto, por parte dos homens.
Ao final, o martírio.
Um espaço de trinta a cinquenta anos de exercícios que levariam ao cumprimento do CHAMADO, mas ao fim de suas vidas.
Estabelecer um ouvido atento ao Senhor, custará alto preço a cada um, porém em nada igual ao que o SENHOR pagou na sua morte.
Disse Jesus: "Acautelai-vos, porém, dos homens, porque eles vos entregarão aos sinédrios e vos açoitarão nas suas sinagogas; 18 e sereis até conduzidos à presença dos governadores e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios" (10:17-18), mas que não precisariam temer: "E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo" (10:28).
Aqui se cumpre tudo.
Sempre que um CHAMADO foi feito, era também acompanhado da promessa de que ELE estaria ali, tanto para confortar, mesmo na dor, como para responder, quando inqueridos: "quando vos entregarem, não vos dê cuidado como ou o que haveis de falar, porque, naquela mesma hora, vos será ministrado o que haveis de dizer. 20 Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós" (10:19-20).
E esta foi a genealogia escolhida por JESUS para compor a escola primeira das Boas Novas: "2 Ora, os nomes dos doze apóstolos são estes: O primeiro, Simão, chamado Pedro, e André, seu irmão; Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão; 3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; 4 Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu" (10:2-4).
Propósito, tempo e gente para tudo se cumprir.
Dos açoites, das negações, das perseguições a afirmativa ainda vale: "qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. 33 Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus" (10:32-33).
E assim fechamos o texto: "E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem e para curarem toda enfermidade e todo mal" (10:1) e "Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai" (10:8) e falem "É chegado o Reino dos céus" (10:7).
E assim foi "para lhes servir de testemunho, a eles e aos gentios" (10:18), pois indo à casa de Israel os rejeitaram, assim como no encontro dos mundos gentílicos e judaicos e finalmente a cruz.
O SENHOR em todo tempo foi a sua companhia, fosse em sua vida terrena, fosse pela pessoa do Santo Espírito (Mateus 28 e Atos 1).
Nenhum comentário:
Postar um comentário