Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Isaías 55:6-7 / Mateus 6:33

Isaías 55:6-7 "Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar."

Mateus 6:33 "...buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino..."


(I)

O que está acontecendo?

Já percebeu que, embora esteja frequente na igreja, tua vida está complicada e afundando?

Ou já percebeu que o diabo está assediando tua vida de forma a destruí-la bem diante de teus olhos e você se nega a ver isso e buscar ajuda?

Certa vez me contaram, de forma irônica, um causo do papagaio que está sendo atacado pelo gato faminto, que rodeava sua gaiola e quando alguém, à distância perguntava à ave como estava, dizia: "melhor impossível", dando a entender que tudo estava no controle.

Até o momento que, já sendo comido pelo gato, a voz distante lhe pergunta: "louro, tudo bem?" - Logo responde, já sendo devorado: "melhor impossível".

Aprendo que temos que entender o perigo e a hora de pedir socorro.

E o verso diz:

(a) "busque em primeiro o Reino", mas sem se enganar dos ataques vis de satanás e dos cuidados com esta vida;

(b) "enquanto se pode achar" não se refere ao caráter temporal, mas de não deixar a coisa desandar por completo – entenda sua necessidade;

(c) "invocar enquanto está perto" é ter a noção de que o SENHOR está pronto a socorrer alguém que precisa com urgência DELE, e deve se converter de seus errados conceitos, inclusive com a ilusão de estar bem – o nosso inimigo está aí – acorde.


(II)

Reforçando a ideia dos versos escolhidos:


(a) somente busca quem reconhece a necessidade, o fato de estar fraco, e não tem soberba ou vaidade de não querer pedir ajuda para bater no peito;

(b) quem ouve a PALAVRA entende que DEUS está pronto a ouvir, mas que temos a necessidade de enquanto ainda podemos achar, olhar para alguém e gritar por socorro, ainda que DEUS seja a solução;

(c) invocação é saber que a presença deixa de existir, e o exílio vem;

(d) abandonar o caminho que traz o engano, a postura de quem é autossuficiente;

(e) são os ímpios que gostam de bater no peito e dizer que não precisam de ninguém;

(f) converter nem sempre tem a ver com a mudança da mente quanto a uma história de vida, mas lembre-se que Isaías diz isto ao povo de DEUS;

(g) DEUS exerce compaixão através do profeta, de alguém, de pessoas que podem auxiliar na busca de solução para a miséria que cerca a vida da pessoa, mas que sequer ela discerne o fato.


JESUS, em meio aos anseios pelo dia do amanhã, pelas necessidades a suprir, diz ao povo: “busque em primeiro lugar o REINO”, pois as coisas todas a traça e a ferrugem destruirão.

Foi um profeta, um apóstolo, uma pessoa que DEUS chamou e foi usada por ELE – fale com alguém.

Urgencie a busca por ajuda – não tenha vergonha.


(III)

Quero desencantar você que vive na igreja e orando nas praças, fazendo longas orações e esquecendo de que os humildes serão exaltados.

Humildade, na perspectiva de CRISTO, começa em reconhecer que todos precisamos de ajuda e a fonte de tal ajuda, muitas vezes, passa por reconhecermos que somos incapazes de discernir entre a mão esquerda e a direita.

Posto isto, vamos finalizar uma sequência dentro do que significa BUSCAR em PRIMEIRO o REINO:


(a) Todos nós somos carentes de DEUS através da ajuda que ELE mesmo promove mediante pessoas – lembra do problemão que Davi tinha? – DEUS usou Natã a fim de alertar de algo que o rei sabia, mas não discernia;

(b) Os povos que jogaram JESUS numa cruz sabiam do mal causado, de todas a rotina de tortura e JESUS, FILHO DE DEUS, clama ao PAI por ajuda, e recebe o consolo de um anjo, além da companhia que ELE mesmo pede aos seus amigos;

(c) Necessitamos de alguém que DEUS levanta em sua CASA para orientar e edificar cada um.


Para isto devemos despir-nos da dura cerviz, da arrogância ou prepotência, ou quem sabe, de ficarmos mentindo para nós e aos outros que estamos bem - este engano pode afundar a nossa vida – por isso peça ajuda, procure alguém.

Enquanto se pode achar”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário