1 Crônicas 12:40 "...havia regozijo em Israel..."
A natureza humana é volúvel demais.
Tempos antes desta expressão "REGOZIJO" que quer dizer muita alegria, vamos notar que muitos haviam fugido dos inimigos, havia uma tensão pela norte do rei Saul e seus filhos, tendo suas cabeças arrancadas e expostas publicamente, muitos mortos.
Levando em conta o sentimentalismo, quando surge uma aclamação por Davi, há uma esperança renascendo, e o que é de suma importância, não ficam olhando para trás, lamentando Saul, chorando seus mortos.
Uma coisa vamos notar e isto faz toda a diferença: "então, entrou o Espírito em Amasai, cabeça de trinta, e disse: Nós somos teus, ó Davi, e contigo estamos, ó filho de Jessé! Paz, paz seja contigo! E paz com os que te ajudam! Porque o teu Deus te ajuda. Davi os recebeu e os fez capitães de tropas" (1 Crônicas 12:18).
Aplicaria de forma rápida algo do Novo Testamento quando vemos que intrepidez e a coragem para testemunhar vinha do ALTO, pela posse do ESPÍRITO SANTO sobre os crentes.
A parceria e amizade, bem como a esperança e a liderança de Davi estava sob as ordens e vontade de DEUS (12:22).
Ao chamarem de "valentes de Davi" (11:11), leremos ao pé do texto que eram como o "exército de DEUS" (12:22//11:14).
Mesmo Davi sendo cuidadoso com as questões do REINO, ele ainda era falho.
Mas a questão que desejo levantar aqui começa:
1. Precisaram renovar a esperança;
2. Precisaram confiar que o líder levantado era posto por DEUS;
3. Precisavam lançar mão do medo e obter coragem;
4. Precisavam acreditar que DEUS era QUEM estava com eles;
5. Precisavam deixar o passado e as lamentações de lado para um novo tempo;
6. Precisavam confessar pecados, deixar as memórias, mesmo de pessoas mortas ou distantes, a fim de focar no novo tempo, na nova oportunidade e na nova liderança.
Postos estes detalhes, a intenção é mostrar, também, que a alegria do povo deve ser gerada pela presença de DEUS, como elemento de motivação e lembrar que devemos reter o que é bom, deixando erros, pessoas, detalhes inúteis no passado.
Se necessário, fazer o que JESUS (se for depositar oferta e souber de alguém que tem algo contra você...) ensinou, e quem sabe, usar mais Crônicas, que aponta um bom caminho, que quando muitos eram "devotos" de Saul, outros milhares preferiram viver o novo tempo, com Davi.
A alegria deve ser completa, não por sentimentos, mas pela certeza de que o SENHOR é a razão da alegria.
Jejum, oração e presença de DEUS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário