Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

ECLESIASTES 12:13

ECLESIASTES 12:13

De tudo o que se tem ouvido, a suma é: teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.

Um tempo produtivo.

Tempo que voa.

Tempo que marca.

Tempo que, sob a tensão de ponteiros, mostra uma realidade imutável – começo, meio e fim de tudo.

As canções mais doces, que aos ouvidos eram familiares, de alegria, começam a enternecer, fazendo a harmonia e disposição da cantoria um final de vida que é a natureza humana – “e todas as harmonias, filhas da música, te diminuírem” (EC 12:4).

Eis que é chegada a face dos dias em que diremos “não tenho neles prazer”, emergindo desta verdade um apelo do escritor “lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias”.

Esta é a razão pela qual não devemos fixar nossos olhos e existência apenas neta etapa, onde a matéria começa e termina.

O filho de DEUS precisa e deve buscar e pensar nas coisas do ALTO, onde habita o SENHOR, pois como herdeiros da VIDA, é para lá que caminhamos.

As canções nunca serão as mesmas e certamente as deixaremos num canto da memória, reforçando o que diz Salomão.

Temer a DEUS e guardar a sua PALAVRA é fundamental para que saibamos para onde iremos.


LUCAS 18:42,43

LUCAS 18:42,43

Então, Jesus lhe disse: Recupera a tua vista; a tua fé te salvou. Imediatamente, tornou a ver e seguia-o glorificando a Deus. Também todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus.

Era um dia comum.

Ali estava o SENHOR dos senhores e o REI dos reis.

Afinal, já pensou por qual razão JESUS vivia nas ruas, locais ermos, desertos, nas portas de templos?

Pergunta o pobre cego: "o que era este?" (LC 18:36)

Quando, espontaneamente, um REI passaria e se daria a parar para ouvir o clamor de alguém da “plebe”?

Eis a voz: “Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!

Destacamos: (a) não importa o que digam, não desista de clamar – 18:39; (b) não importam as multidões e as vozes que possam atrapalhar, não desista de clamar – 18:39;  (c) JESUS sempre dará ordens em favor dos que realmente clamam (18:40); (d) não se envergonhe das suas limitações, afinal o próprio CRISTO, sabedor de tudo, lhe indaga quanto ao que deseja – 18:41; (e) JESUS, o REI, que parou para ouvir e ver, agora dá a resposta ao clamor de um moribundo, de alguém muito necessitado; (f) nunca deixe de exercer a fé, pois é sobre esta que JESUS certa vez diz que a tendo, montes serão lançados ao mar; (g) e por fim, aprendamos que quando o operar sobrenatural de nosso SENHOR ocorre, isto deve gerar em nós o LOUVOR DA GLÓRIA DO PAI.

Jesus, tem compaixão de mim!” – ELE sempre tem...


SALMO 40:4

SALMO 40:4

Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança

 

O que há de tão impossível para JESUS realizar?

Já parou para pensar em quem de fato JESUS foi aqui na Terra?

Quem era antes o VERBO e hoje é?

Pois bem, a ETERNIDADE DE JESUS lhe confere o caráter divino, dando-lhe poderes sobre todas as coisas visíveis e invisíveis – parece lógico?

Não é tão lógico quando pensamos em um tanto de gente que pesquisa sobre ELE nos sites de inteligência artificial, tendo informações, mas não se relacionando com o VERBO DA VIDA: sabem muito sobre, porém têm dificuldades de crer.

É fácil dizer que a fé é um despertar do Espírito Santo nos eleitos, mas precisamos encarar o fato de que muitos preferem o refúgio da racionalização excessiva.

Ao tentar justificar a crença apenas pelo intelecto, corre-se o risco de anular a fé e abraçar o ceticismo. O resultado? Vive-se sob respostas humanas, ignorando a voz de Deus em Sua Palavra Inspirada, deixando claro que:

(a) enquanto não conhecermos o AUTOR, sempre estaremos abrindo caixas de segredos apócrifos que de nada servem senão para confundir;

(b) enquanto não dermos um passo de fé, não chegaremos a um relacionamento profundo com DEUS e seu FILHO JESUS.

Uma questão comum até hoje e que Moisés levantou em seus dias: "Quando eu chegar diante dos israelitas e lhes disser: O Deus dos seus antepassados me enviou a vocês, e eles me perguntarem: 'Qual é o nome dele?' Que lhes direi?"

Nesse anúncio perfeito — um verbo e um pronome — ecoa a voz que orienta o homem a descansar em quem ELE é, era e sempre será (Êxodo 3:14 e João 8:58).

E neste invólucro perfeito de um verbo com pronome e somente isto, eis a VOZ de DEUS orientando os homens a descansarem em quem ELE é... era... e sempre será.

Josué 1:9 dirá: “Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares”.

Mas JESUS lhes disse: "Sou eu! Não tenham medo!" (João 6:20)

Em quem você tem depositado sua confiança? O que mais precisa para crer?

“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. Pela fé entendemos que...” (Hebreus 11) – PERCEBEU? ENTÃO CREIA e CONFIE!

 (Pr Carlos Puck)

 


domingo, 25 de janeiro de 2026

APOCALIPSE 1:17,18

APOCALIPSE 1:17,18

Não temas; eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.

JESUS se declara sempre assim como o PAI: EU SOU.

Isto bastaria ao que tem fé.

Mas as bisbilhotagens humanas, a fecunda imaginação acaba pondo em duvida o que é muito simples e produto da FÉ.

O ser humano tem muito o espírito de “AGRIPA” quando, ouvindo Paulo, diz a ele que “por pouco ele o persuade a ser um cristão”.

Talvez pela presença de Félix ou de outros eminentes, ele foge do conceito de salvação.

Mas sabemos que os que de DEUS são, que são chamados segundo seu propósito, e crendo a GRAÇA IRRESISTÍVEl, de modo algum eles são lançados fora.

Vejamos que JESUS mostra sua vitória logo no início do livro e destaca sua identidade de estar no início, como João relata em seu EVANGELHO – de nada seria difícil estar nesta ação final.

Tudo isso por ter morrido, ressuscitado e sido elevado aos CÉUS onde habita à DIREITA DO PAI.

Ninguém gosta de ficar olhando para a cruz por ser ela o fenômeno da morte, mas é dela que JESUS sai morto e para vencer a morte, e com efeitos pelos séculos dos séculos, com a solução para o inferno e a morte...

Por isso devemos prestar atenção neste que é SENHOR dos tempos e das ações.


APOCALIPSE 1:19

APOCALIPSE 1:19

Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas.

Apocalipse e os conflitos humanos.

Tendemos a pensar neste livro como uma imersão apenas no mundo espiritual, onde bestas e satanás se levantam para batalhar contra seu próprio CRIADOR, além de temos esta BATALHA no âmbito da IGREJA.

O local são as regiões celestiais, ainda que tudo venha sobre o planeta criado e habitado por nós.

João e alertado pelo SENHOR a anotar o que via, a fim de que, por PLANO DE DEUS, tudo chegasse aos povos, a todos quanto pudessem ter a mensagem.

Ao se esparramar sobre “as sete igrejas”, toma o caráter de universalidade da MENSAGEM, nos mostrando que todos irão saber dos fatos ocorridos e a ocorrer.

A grande tribulação, por exemplo, da destruição do templo, centro de culto e adoração, nos fará entender os processos passados onde reis profanaram o lugar SANTO e os seus objetos, noutro tempo sendo dito por JESUS que o local de ADORAÇÃO não era aquele determinado nesta vida, mas uma ETERNIDADE que viria de PERFEIÇÃO, posto que DEUS seria o CENTRO ETERNO e ADORÁVEL.

Sim: JESUS DIZ que DEUS procurava e procura verdadeiros adoradores, e estes o adorarão segundo a VERDADE que Apocalipse dirá para ser escrito.

Logo, termos esta VERDADE desnudada às mentes limitadas, pode se tornar a ferramenta não para temor das bestas, mas para LOUVOR da GLÓRIA DE DEUS.


SALMO 77:14

SALMO 77:14

Tu és o Deus que operas maravilhas e, entre os povos, tens feito notório o teu poder.

Começo. Meio. E fim.

Esta é a realidade do projeto de DEUS para a criação.

Nunca tendo perdido o domínio de todas as coisas, tratando como o SER SOBERANO, que entende os tempos, os domina e os programa, lemos que ELE concluirá tudo o que começou (Filipenses 1:6).

Quando nos referimos a isto, vamos começar no JARDIM, quando o SENHOR de tudo e de todos vê sua obra pronta como ato criacional e diz que era tudo muito bom.

O pecado, a serpente e a árvore não estavam fora do seu plano, tampouco fora do seu controle.

E é em Apocalipse que leremos as certezas daqueles dias de Gênesis.

Em JESUS vemos a plenitude dos tempos e a plenitude da obra que assim DEUS realizou.

Pensar as MARAVILHAS entre os povos não se restringe a esta criação, a esta obra de barro e falível, é ter em mente uma ETERNIDADE que explica a extensão de tudo que DEUS pretendeu fazer e concluirá.

O que é SEU, como disse JESUS, vou e volto para os meus, e algo para pensarmos além de pequenas propostas sectárias em números.

O NOTÓRIO PODER de DEUS é de criação e salvação, a fim de que não nos contentemos com este agora, mas nos remetamos em FÉ a tudo que é ETERNO.


sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

JOÃO 1:5

 JOÃO 1:5

A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela

Há uma luta, guerra, batalha... e esta, por CRISTO e os seus, já foi vencida.

O trocadilho sobre trevas e LUZ, veremos nosso Amado CRISTO, mesmo sendo pregado numa cruz, projetando sua vitória sobre toda sorte de escuridão, inclusive a escuridão da alma humana.

Pregaram-no num madeiro pretendendo apagar sua LUZ, porém foi em vão, ainda que as trevas, na sua morte, tenham invadido a Terra ara mostrar aos homens que suas trevas e por eles amadas, eram mais profundas.

Nada ou ninguém, nem inferno nem morte podem deter o AGIR da LUZ - e vemos o ato final: "Eles pelejarão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é Senhor dos senhores e Rei dos reis; também vencerão os que estão com ele, os chamados, os escolhidos e os fiéis" (AP 17:14:) e "Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à morte" (AP 12:11).

LUZ tem a ver com SANGUE, e sua VITÓRIA tem a ver com a sua RESSURREIÇÃO e seu segundo advento – “está consumado” não é expressão de marketing – é REAL!

"Tende bom ânimo; eu venci o mundo" (JO 16:33) – a LUZ prevalecerá sempre e somos luz, pela LUZ que veio a nós e "Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou" (RM 8:37).

"Quem que crer, ainda que morra, viverá" (JO 11:25).

EZEQUIEL 18:23

EZEQUIEL 18:23

Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? — diz o Senhor Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva?

Salvar o pecador. Salvar o perdido.

Quando DEUS derrama a IRA sobre a humanidade, o pressuposto é que junto desta IRA, venha a solução para evitá-la, ou seja, todos se tornam indesculpáveis.

Antes de pensarmos num DEUS sem controle, que vinga de fato o pecado até outras gerações, precisamos pensar que antes de tudo isto, ELE oportuniza a SALVAÇÃO, a exposição do VERBO impresso em tábuas, para entrar e marcar as tábuas de nosso coração.

Assim como as primeiras tábuas foram quebradas, pela insensatez humana ao pé do MONTE, pelas mãos do líder instituído (Moisés), nosso SENHOR providencia outra impressão (JESUS), a fim de mostrar sua capacidade de AMAR, BUSCAR, CHAMAR, por LETRAS SAGRADAS, o que o CÉU requer de um povo ELEITO e EXCLUSIVO.

Não! DEUS não “tem prazer na morte do perverso”, pois é no campo deste coração, corrupto, devasso que o EVANGELHO fará a transformação de “água em vinho”.

Paulo afirma que "a lei é santa, e o mandamento, santo, justo e bom" (RM 7:12), posto que sua origem é a MENTE DIVINA – ainda que ela aponte para nossa natureza – a GRAÇA é o instrumento da JUSTIÇA e PAZ.

Estávamos perdidos e fomos achados - como lidaremos com isto?

A conversão será o passo que daremos para a vida!


quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

JOÃO 14:21

JOÃO 14:21 - Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me manifestarei a ele

Ao lermos que o VERBO se fez carne, acabamos percebendo a ligação de CRISTO com toda sua PALAVRA, o que ELE mesmo chamará de MANDAMENTOS.

JESUS tem sem si mesmo a prerrogativa de ser o VERBO e ainda, em carne, andar segundo todos os MANDAMENTOS dados por DEUS à humanidade.

A partir desta correlação aprenderemos ainda mais das condições impostas a todos nós para observarmos, praticarmos e andarmos na PALAVRA do SENHOR.

Esta Lei (PALAVRA) é a distinção entre o povo de DEUS e o que não é seu povo.

Em CRISTO o AMOR do PAI se cumpre em favor dos seus eleitos, para que através deste AMOR reconheçamos a DEUS como PAI, recebamos a SALVAÇÃO e tenhamos a posse da VIDA ETERNA, que JESUS chamará de “muitas moradas”.

A expressão “não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim” (JO 14:1-4) se conecta a esta VERDADE de um tempo eterno que se abre aos filhos de DEUS em condições que leremos abaixo:

(a) JESUS é o agente que organiza tempo e espaço, para que suas acomodações eternas reflitam seu caráter redentivo, preparatório em sua primeira vinda e um chamado para que os olhos estejam sobre a PALAVRA, pois nelas estão a VIDA ETERNA e as ocorrências exatas dos tempos e eras para que ELE nos buscar;

(b) Que ELE voltará se torna uma realidade imutável; daí a necessidade que sejamos “ouvintes e praticantes”, “frutíferos abundantes”, chamados para a proclamação do REINO definitivo, vivendo de forma digna DELE;

(c) Nossa união com CRISTO começa em suas ações aqui, em sua obra por nós, e será consumada quando no nosso encontro com ELE, a nossa glorificação.

As condicionantes estão nos últimos capítulos de João: “se me amais, guardareis os meus mandamentos” (14:15), “eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco”, “o Espírito da verdade... que vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós”, que “vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito” (14:16,17,26).

Jesus fala: eu amo o Pai e faço como o Pai me ordenou” (14:30,31/ DT 6:4-5).

Por isso ELE disse que estejamos tranquilos: “deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou, não como o mundo a dá... por isso não se perturbem os seus corações, nem tenham medo” (14:27) – “Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês” (JO 14:18).

Pr Carlos Puck

 

 


JOÃO 15:11

JOÃO 15:11

Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa

Uso algumas inserções de versos em tudo que escrevo para dar ainda mais clareza à fala bíblica e assim entendemos onde o SENHOR quer chegar.

Vejamos que JESUS diz, em João 15, pela sequência do texto, antes do Getsêmani, antes da oração final pelos seus, antes da cruz: “para que a minha alegria esteja em vocês” – paradoxal – a inexorável trilha para a morte.

Fiquem felizes porque: (a) “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor”; (b) “vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado”; (c) “sem mim nada podeis fazer”; (d) “permanecei em mim, e eu permanecerei em vós”; (e) “se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço”; (f) “ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos”; (g) “tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer”; (h) “se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa”; (i) “quem me odeia também a meu Pai”; (j) odiaram-me sem motivo.

Ora, logo se conclui que se ELE falou para sermos alegres, mesmo nas tribulações, então é possível.

Eis a fonte real de tamanha alegria: “ameis uns aos outros, assim como eu vos amei - meu mandamento é este” – ELE se deu por amor a nós. Viva JESUS!


terça-feira, 20 de janeiro de 2026

JOÃO 1:6

JOÃO 1:6

Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João

João Batista poderia arrogar para si o chamado que o próprio DEUS fez a ele, a fim de testemunhar do FILHO, que viria salvar pecadores, mas não o fez.

Como temos aprendido na PALAVRA, homens e mulheres que têm sua vocação aprendem logo que TESTEMUNHO envolve negação de si mesmo, muitas vezes a dor e o abandono dos seus, e noutras, a quebra de modelos falidos moral e eticamente.

João não foi chamado para ser um cara legal e aprovado, mas para atestar que: (a) “ele (João) não era a luz, mas veio para que testificasse da luz, saber, a verdadeira luz (Jesus), que, vinda ao mundo, ilumina a todo homem” - João 1:8,9; (b) “eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías” - João 1:23, buscando sua ligação na história e no profetismo; (c) “não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias” - João 1:26,27, numa entrega total de sua vaidades e valores pessoais; (d) “é necessário que ele cresça e que eu diminua” - João 3:30, num despojamento do que a humanidade tanto busca, sobressair, estar em destaque, ser cheio de seguidores.

Quando João diz “no meio de vós, está quem vós não conheceis”, fica clara a importância de destacar quem é JESUS.

E é neste contexto que devemos entrar, de sermos testemunhas enviadas para apresentar o SALVADOR, jamais a nós mesmos – e isto terá seu preço – eis a hora.


segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

MATEUS 6:27,33,34

MATEUS 6:27,33,34

Qual de vós, por ansioso que esteja, pode... buscai, pois, em primeiro lugar

O “buscar em primeiro”, despe-nos de toda tentativa de justificar nossas ações, como o texto que antecede este verso:

(a) a caridade expressa aos olhos dos outros a fim de atrair para si o caráter da piedade;

(b) o jejum, quando parecemos abatidos, mostrando uma falsa piedade, para que pessoas admirem nossa espiritualidade;

(c) a oração, cheia de fragores do "ego" e falação, sendo apenas um devaneio ou retórica falaciosa.

A quem pensamos enganar com a falsa piedade?

Quando adentra o nosso ser, JESUS começa a tecer comentários sobre a ansiedade, posto que esta provará de fato a quem servimos.

O amanhã está nas mãos do SENHOR e se confiamos e se enchemos nossos pensamentos com preocupações, tomamos de suas poderosas mãos aquilo que somente ELE pode resolver – o que é o amanhã?

Flores e pássaros são exatamente exemplos de que pensar/preocupar demais traz dano à alma.

E neste sentido, devemos anular toda forma de pensamento que nos remete à ansiedade e imitar seres que não pensam, a fim de descansarmos nos braços do CRIADOR – anule-se, como CRISTO fez em sua dor.

Buscar em primeiro é enfileirar nossa prioridade à frente de tudo – e que esta seja o REINO DE DEUS.


LUCAS 19:10

LUCAS 19:10

Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido

Pecadores?

Quem são estes?

Estudando a PALAVRA DE DEUS, veremos que "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (RM 3:23) e que "não há um justo, nem um sequer" (RM 3:10-26).

Somamos ainda que "e viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente" (GN 6:5), ou seja, desde os antigos tempos já se sabia que o homem abandonou seu CRIADOR, a fim de seguir seus próprios conceitos e valores, e "porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e o coração insensato deles obscureceu-se" (RM 1:21).

Sobre tais homens, todos nós, sem exceção, "a ira de Deus é revelada dos céus, pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou" (RM 1).

Somente uma PESSOA cem por cento DEUS e cem por cento homem poderia resolver esta demanda: JESUS CRISTO, que veio buscar o que era seu, pecadores arrependidos, convertidos ao REINO, e que entregaram suas vidas a ELE, confessando-o como SENHOR e SALVADOR em vida, para que a VIDA ETERNA lhes fosse concedida, mediante a GRAÇA, e não por méritos.

Vale a pergunta: ENTENDEU que somos perdidos?


domingo, 18 de janeiro de 2026

Precisarei de ti


Um dia precisarei de ti,

Quem sabe eu esteja no rol dos desconhecidos

Quem sabe, dos esquecidos,

Mas precisarei de ti.


Tu te lembrarás de minhas palavras

Quem sabe de meus abraços,

Quem sabe de meus olhares,

Mas precisarei de ti.


Talvez, neste meu precisar,

Nem sequer eu lembre de mim,

De quem fui ou quem sou,

Talvez nem lembre de ti.


Estas letras fazem sentido hoje,

Pois as compreendo e me dedico a elas,

Mas amanhã o dia será outro

E de novo, quem sabe, eu o seja também.


Mas meu desejo é que te lembres de mim

E fale de mim a quem seja teu chegado

Pois certamente e sem duvidar

Precisarei de ti.


Tu te esquecerás de quem fui para ti

Ou quem fui para mim.

Mas saiba: precisarei de ti.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

SALMO 1:1

SALMO 1:1

Bem-aventurado o homem que...

Eis a razão de um povo eleito: a boa companhia do SENHOR.

Tal presença é marcada por motivações corretas e altitudes que trarão suas consequências.

Assim é: (a) prazer, levando em conta que DEUS nos criou para termos prazer NELE e para por ELE; (b) prazer, posto que sua PALAVRA gera em cada um dos seus frutos contínuos e dignos de seu AUTOR; (c) prazer, que regado desde as raízes, formará uma "árvore" que se firma, cuja produção jamais cessa e que dura para sempre.

Um paralelo é a árvore da Vida que fora plantada no Jardim a fim de ser referência de Vida e Eternidade.

"Não murchar" também é sintomas do que podemos chamar de eterno, pois para isto fomos gerados desde sempre.

"Bem-aventurados", então, se aplica a todos quantos vivem um cotidiano divino em seu coração, distanciando seus pés de gente ímpia, má e que será eternamente posta ao fogo.

Um salmo que trabalha bem o tempo de frutificar e o tempo de sempre se alimentar da PALAVRA, na Leo do SENHOR.

Jamais seremos palha, pois nosso chamado é a total felicidade no SENHOR.

APEGUE-SE A ELE e à SUA PALAVRA.


terça-feira, 13 de janeiro de 2026

JOEL 2:32

 Joel 2:32

... e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo...

A profecia de Joel é tremenda, pois levanta teses de muita importância: (a) o agir de Deus em favor do seu povo, com tremenda misericórdia; (b) o agir de Deus sobre os inimigos do seu povo, resgatando-os da humilhação e exercendo promessas; (c) o costumeiro chamado ao arrependimento e seus métodos aplicados, a fim de ter um povo santo; (d) o soar de trombetas, que perfazem profecias digitadas sob as palavras de João em Apocalipse; (e) o cumprimento em atos de um lavar regenerador do Espírito Santo, num dia em que a conversão de pessoas invadiu a Terra com o poder de explodir corações pecadores, como nos dias do profeta.

Vejamos que somente é possível transformação se DEUS chamar, DEUS agir e DEUS marcar.

Não há menor possibilidade de gente se achegar a DEUS da mesma forma que se encontra, em pecado.

Os grandes terrores expõem o DIA DO SENHOR, o DIA do inevitável e profetizado pelo SENHOR, por boca dos profetas, dos apóstolos e de CRISTO.

Prepare-se, invoque e se entregue, pois o inferno é um local insuportável.

"Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal" (Joel 2:13).

sábado, 10 de janeiro de 2026

ROMANOS 8:36

ROMANOS 8:36

Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro (Salmo 44:22)

Ao olharmos para DEUS em toda a sua PALAVRA, veremos alguém interessado em livrar a COROA DA CRIAÇÃO, o ser humano, das dificuldades que ele mesmo atrai para si mesmo.

Lembremos de Adão sendo buscado no JARDIM e tendo se escondido do ONIPRESENTE e ONISCIENTE, se diz amedrontado, e recebe de DEUS a COBERTURA específica para sua nudez: DEUS o justifica (EIS A CRUZ).

Em meio a tantas letras, nos deparamos com Paulo dizendo com clareza que “nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (8:1), e que “nada poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, pela LEI DO ESPÍRITO” (8:39) - “a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus”, que “te livrou da lei do pecado e da morte” (8:2), “o pendor do Espírito, para a vida e paz”.

A tríade funcional e maligna do “ladrão”, satanás, que veio para “matar, roubar e destruir” (JO 10:10), vai na contramão de nosso CRISTO que veio para ser “o caminho, a verdade e a vida” (JO 14:6) - “para irmos ao PAI por meio DELE, o FILHO JESUS”.

“Somos entregues à morte todo o dia, como ovelhas”: eis a luta de nossa velha natureza recebendo a LEI DO ESPÍRITO, que nos atesta sermos “adotados, vivificados, guiados pelo ESPÍRITO” - “se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados” - CREIA.

sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

PROVÉRBIOS 23:26 (II)

PROVÉRBIOS 23:26 (II)

Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.

Desde os mais antigos dias, lemos o CHAMADO de DEUS para seu povo, que ELE mesmo escolhe para SI, a fim de ser uma PROPRIEDADE EXCLUSIVA DELE.

Quando se compra um terreno, ali se constrói o que se planeja, o que passa pela vontade de quem o comprou.

Assim é DEUS com todos os que ELE comprou com a promessa e a conclusão do SANGUE de CRISTO.

Então o PREÇO é ALTO!

DEUS dirá: “EU, o Senhor, esquadrinho o coração” (JR 17:9-10), logo, não podemos enganá-lo e a força de cada texto se amplia quando lemos "buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração" (JR 29:13), "esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos os que esperais no Senhor" (SL 31:24).

Ao lermos “tirarei o coração de pedra da vossa carne” (EZ 36:26), entenderemos o mesmo com "não te estribes no teu próprio entendimento" (PV 3:5-6), "enganoso é o coração, mais do que todas as coisas" (JR 17:9-10), "o sábio de coração aceita os mandamentos, mas o louco palrador será transtornado" (PV 10:8), "o teu coração guarde os meus mandamentos, ... e te acrescentarão anos de vida e paz" (PV 3:1-2).

Por isso a conclusão é "de todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos" (SL 119:10), "porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração" (Mateus 6:21).


PROVÉRBIOS 23:26 (I)

PROVÉRBIOS 23:26

Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.

O verso: "filho meu dá-me teu coração" deve ser baseado no verso "Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração” (MT 22:37-39).

Tudo está relacionado com a escala de prioridades que colocamos em nossas intenções e não importa, elas ditarão o rumo da nossa vida.

Se inferno, inferno; se Céu, Céu. Por isso Moisés, sob ordem divina, dirá "escolham hoje vida ou morte, maldição ou bênção", para que o povo saiba que DEUS lhe dá oportunidades de acertar pela PALAVRA, posto que se apresenta como DEUS ÚNICO e VERDADEIRO.

Muitas vezes começa na nossa idade mais nova, quando passamos a nos iludir com quem é DEUS e o que os outros pensarão, e acabamos, ao adquirir mais idade, refletindo o que realmente ia em nosso coração - não ligamos mais para o que os outros pensam.

Nesta fase, entram as escolhas absurdas e suicidas pela sexualidade errada, pela libertinagem, pelos vícios.

Por isso exortar, chamar a atenção acaba sendo o que Josué fez com o povo: "vocês eu não sei, mas eu servirei ao Senhor", pois "como diz Hebreus 10:24 “consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras".

Não podemos ter medo de corrigir, pois deixando isto de lado, com medo de perder a pessoa, acabaremos perdendo do mesmo jeito: então use a PALAVRA e fale!



quarta-feira, 7 de janeiro de 2026

ATOS 1:8

ATOS 1:8

mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

Num mundo que deseja e busca reconhecimento e poder, eis uma coisa que JESUS deu aos seus de graça.

Há algumas coisas que precisamos entender: (a) o tempo de gerar nas pessoas este PODER era DELE, e dizia que não se preocupassem com as ocorrências e distrações, que era a paz sobre Israel (1:6); (b) tratava-se de um rumo certo que havia sido destinado aos seus com uma função clara "fazei discípulos" (Mateus 28:19), "batizando-os" (Mateus 28:19), "ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado" (Mateus 28:20); (c) havia sido dada uma ordem e que se obedecida, traria resultados e nisto deveriam estar no lugar mandando, fazendo a coisa certa – Jerusalém, Cenáculo, reunidos e orando – ou seja, obediência aos detalhes, pois as ordens vinham de quem conhecia todos os objetivos.

Esquecemos que as ORDENS do SENHOR são mais do que um autoritarismo, mas ORIENTAÇÕES claras de quem criou todas as coisas com perfeição e que, sabendo de tudo, levaria, pelo PODER DO ESPÍRITO SANTO, a bom termo todas as ações – basta ler sobre as pregações dos apóstolos que continuaram a OBRA DE CRISTO.

Se queremos ser cheios do ESPÍRITO SANTO, o passo inicial é ouvir as ORDENS e OBEDECER – somente assim tudo dará certo: se somos igreja, não temos escolha.


APOCALIPSE 1:1

APOCALIPSE 1:1

Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que em breve devem acontecer e que ele, enviando por intermédio do seu anjo, notificou ao seu servo João

Um dos mais belos livros da BÍBLIA é Apocalipse e neste primeiro capítulo está um resumo de todo significado dele.

Sua origem não é João em Patmos, mas JESUS, que retira as vendas dos olhos do servo para lhe mostrar coisas relevantes que ocorrem no desenrolar da história.

Toda a questão das pelejas entre Céu e inferno, se fecham quando percebemos que se trata  de um carimbo de autenticação que diz: "ESTÁ CONSUMADA A VITÓRIA DO REINO DE DEUS SOBRE TUDO E TODOS.

Medos das bestas, anticristos, satanás para a Igreja Vitoriosa é impertinente.

Como alerta, uma REVELAÇÃO deve trazer um recado: REAJAM e mudem, convertam-se e voltem, pois “darei ao que vencer” ... a vitória da igreja é conectada à VITÓRIA DO CORDEIRO, pois "por ELE, por meio DELE e para ELE são todas as coisas".

As sensações de João quando vê a GLORIFICAÇÃO e EXALTAÇÃO do CORDEIRO devem ser as nossas.

CRISTO VENCEU e os crentes também, está escrito.

Tudo está acontecendo, porque aconteceu e acontecerá, hoje e amanhã, pois ontem o anjo falou.

Leiamos com vibração e coração contrito, humildes e dispostos às mudanças necessárias para o ENCONTRO.


terça-feira, 6 de janeiro de 2026

ATOS 28:25

 ATOS 28:25

Bem falou o Espírito Santo a vossos pais...

Quando pensamos no agir do ESPÍRITO SANTO, sempre imaginamos ações poderosas e transformadoras, como ocorreu no Dia de Pentecostes, ou quem sabe nos inúmeros textos em que vemos o derramar pela imposição de mãos apostólicas.

No entanto, ao citar a pessoa do ESPÍRITO, Paulo havia passado por um “tribunal” em que o arguiram sobre as razões tantas pelas quais queriam os judeus matá-lo.

Interessante que tantos o ouviram, inclusive em seu apelo ao Imperador da época, onde um grupo de pessoas não veem motivo de culpa, mas não tomam partido a ponto de libertá-lo.

Lições? Sim, muitas! Mas destacamos algumas: (a) o fato de não entenderem a mensagem e tentarem persuadir à morte, lembra-nos JESUS, quando está no meio dos fariseus; (b) uma defesa que poderia satisfazer para a liberdade por se tratar da VERDADE, mas que sequer era depurada pela mente deles; (c) um Agripa que comenta faltar pouco para ser feito um cristão.

Todos pecadores. Todos sob a tutela de DEUS. Mas sem DEUS e nenhum deles se convertendo, senão em opressores – DEUS muda quem ELE quer! Ai de nós!

E ali estava Paulo lembrando dos profetas que diziam que o ESPÍRITO não mudaria as pessoas, pela dureza de seus corações, e não havendo interesse divino em mudar.

Resta-nos saber se ainda estamos com o coração duro ou já fomos tocados? Isto deve causar-nos temor...

ATOS 27:25

ATOS 27:25

Portanto, senhores, tende bom ânimo! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito.

Em meio a grandes dificuldades, precisamos saber em quem cremos e se de fato Ele nos fala com clareza.

Não precisamos temer se conosco Deus está, mesmo que perdas ocorram.

Paulo navegava pelos mares revoltos, tempestades fortíssimas e já havia recebido a mensagem angelical de que o barco sofreria perda total.

As garantias eram pelas vidas, mesmo que estas o estivessem levando ao seu destino final, a prisão e posterior condenação - imerecido castigo, porém seguia animando o povo, fazendo-os acreditar no impossível.

Penso que, como JESUS, a quem Paulo servia, sob sua voz, a tempestade cessaria, como de nosso SENHOR.

“Tenham bom ânimo”, dizia Paulo e assim posso replicar em meio às nossas tempestades, mares agitados da alma, tristezas profundas e até mesmo perdas irreparáveis - tenha bom ânimo e confie em DEUS.

Paulo foi provado, sofrido, massacrado e falsamente acusado, pois as trevas haviam se levantado contra ele e não importava o tamanho do que inferno.

Qual a nossa esperança?

Será a mesma de Paulo, ou teimamos em olhar os revezes e valorizá-los mais do que a voz de Cristo que também dizia: "tenham bom ânimo!" (João 16:33)

Escolha hoje o CAMINHO, a JESUS ou siga os seus próprios pensamentos... Em DEUS devemos confiar.


SALMO 62:5

SALMO 62:5

Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança.

O que podemos fazer quando estamos sem o controle das situações?

Simplesmente confiar em Deus.

Por isso, em Deus podemos ter pleno conforto.

Mesmo nas horas mais complexas e inexplicáveis.

E nem sempre obteremos explicações.

Por isso chamamos de esperança, pois Ele é a nossa Salvação - apenas creia.

Quando achei que poderia ter soluções próprias, percebi que não acrescentaria um dia sequer à minha existência, nada poderia mudar pelos meus esforços.

Tudo isso, quando percebi que era "pobre e necessitado".

Mas foi nesta hora que "olhei para os montes" e soube que acima deles estava o "Céu dos céus", onde se assenta poderosamente o CRIADOR de todas as coisas.

E me vendo frágil, fraco e necessitado recorri ao "socorro bem presente na tribulação", de onde extraí mais do que meras justificativas, e pude ter a vida eterna.

Foi ali, nesta minha alma desesperada e triste, que pude encontrar nova razão para viver e agora vivo na esperança do Filho de Deus, JESUS; e ainda silencioso, oro a Ele, em quem minha alma alimenta a esperança.

Foi no meio desta luta que encontrei refrigério e vi minha alma restaurada pelo supremo Pastor.