Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Salmo 1

 "Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito" (João 15:7), pois a PALAVRA no centro nos dará entendimento do que realmente nos é lícito pedir e ter da parte do Senhor, num paralelo com  "não seja como eu quero, mas como tu queres" (Mateus 26:39), tendo sempre em mente o salmo 119:105, que diz "Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e, Luz para os meus caminhos".

Se queremos andar pelas veredas da Justiça, deveremos prestar atenção no que o Salmista nos trará sobre a Verdade e o que temos que evitar: "não andar no _conselho_ dos ímpios, não se _deter_ no caminho dos pecadores, nem se _assentar_ na roda dos escarnecedores" (Salmo 1:1).

João Calvino em seu comentário sobre os Salmos, nos mostrará uma forma interessante de iniciar este verso 1, mesmo ele usando o padrão que é lindo sempre por todos: *_Oh, bem-aventurança do homem!_*, uma bela e enfática forma de expressão, numa exclamação que separará os versos de forma bem interessante.

E com base nestas ações bíblicas de interpretar, ouso remontar o Salmo assim, numa paráfrase mas com as mesmas letras inspiradas:

Oh! Bem-aventurança do homem!

Ter o seu prazer na LEI do SENHOR, e na sua LEI meditar de dia e de noite.

Este homem é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.

Isto se dá por conhecer ele a LEI DO SENHOR, e assim não andará no _conselho dos ímpios_, não se _deterá no caminho dos pecadores_, nem se _assentará na roda dos escarnecedores_. 

Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.

Por isso, os perversos/ímpios não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos.

Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.

Isto nos remete a Josué 1:7: "Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares".

Levemos em conta que "a LEI do SENHOR é perfeita" (Salmo 19:7), "Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do SENHOR. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos" (Salmo 119:1,5), "Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito. Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra. Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei (Salmo 119 15, 16, 18).

A conclusão do Salmo 1 vem somar sabedoria ao que Paulo dirá: "nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas" (Filipenses 3:20-21), "toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (2 Timóteo 3:16-17).

Sob esta ótica, e com as devidas permissões literárias, estaremos conscientes do papel da PALAVRA DE DEUS em nossas vidas a fim de evitar/fugir de "homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes. Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões, que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade" (2 Timóteo 3), "acautelai-vos dos cães" (Filipenses 3:2).

Desde muito tempo, estes dias difíceis se fazem presentes.

Leremos que Adão e Eva não deram ouvidos ao SENHOR e acabaram em "conselhos, caminhos e mesas" onde satanás se travestia de bom conselheiro...

Podemos cair no engodo também se não vigiarmos e mergulharmos na PALAVRA DE DEUS.

Deus nos abençoe todos os dias até a volta de nosso JESUS amado, que quer sua igreja assim: "santa, pura,  gloriosa, sem mácula, nem ruga,  santa e sem defeito pela PALAVRA" (Efésios 5:26-27).

O Céu e o inferno são reais e o fim de todos, pois assim está escrito.

Ou seremos os "justos ou os ímpios".

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Salmo 84:1

Salmo 84:1 Quão amáveis são os teus tabernáculos, Senhor dos Exércitos! 


O que ganhamos e o que perdemos?

Há tempos pessoas com seus esforços deixaram um legado, que chamamos de igreja.

Muitos sofreram, muitos ainda sofrem para anunciar o REINO de DEUS.

Porém tudo começa no que defino como PRAZER a partir deste Salmo:

(a) trata-se de uma figura do Eterno, como diz o Salmo 23, "habitar na Casa do Senhor para todo o sempre";

(b) trata-se de um amor sem medidas por ser ali onde ouvimos e aprendemos da PALAVRA, além da ministração dos SACRAMENTOS e testemunho coletivo;

(c) o verso 2 dirá que o pardal encontra sua casa e a andorinha ninho para si, mas o salmista o seu espaço nos ALTARES.

O que perdemos é o que DEUS reservou para sermos abençoados.

O que ganhamos é o que DEUS reservou para que desenvolvamos a SALVAÇÃO.

Quando leio que devemos participar da CEIA DO SENHOR até que ELE venha (1 Coríntios 11:26), percebo logo que desprezar esta VERDADE é desprezar o próprio CRISTO, representado no cálice e no pão.

E se desprezamos aqui, certamente não entendemos nada das correlações com a ETERNIDADE.

Por isso valorize sua igreja, a comunhão com gente de mesma fé, pois um DIA estaremos todos juntos, a começar aqui e por toda a ETERNIDADE.

Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente (Salmo 84:4).


segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Eclesiastes 3:5

Eclesiastes 3:5 “tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar”

 

Tudo chega ao fim. E é interessante pensarmos nisto.

Depender de DEUS é bom para termos NELE a fonte de discernimento sobre os tempos e as questões do coração.

Achamos que temos que ficar perto de quem nos faz mal usando o "orar por inimigos e pelos perseguidores" como ponto de interpretação.

No entanto, mesmo tendo uma “mesa pronta diante dos nossos adversários e o cálice transbordando”, precisamos da sabedoria para gestão dos tempos e das pessoas.

Somos piegas quando pensamos que JESUS a todos suportou e por todos morreu e para isto devemos estar juntos de todos e de tudo (leia-se o Salmo 1).

Nunca!

O chamado de CRISTO para ser o MARTIR, passaria pelos piores algozes, a quem ELE chamaria de raposas, hipócritas, filhos do diabo e por quem a sua MORTE não produziu absolutamente nada, senão o atestado e postura para a CONDENAÇÃO ETERNA.

Não! Não é motivação para sair destruindo vidas, até porque ELE mesmo estava suportando tudo para revelar o AMOR.

A grande questão do martírio era cumprimento de Isaías 53, quando vemos o PAI entregando seu FILHO, e tendo por motivação o AMOR.

E que AMOR e a quem AMOU?

Os que NELE creram, o receberam e foram feitos filhos de DEUS” (João 3).

Este “tempo de abraçar e deixar de abraçar”, se entre eleitos, filhos de DEUS, tende a findar, num tratado de sabedoria e perdão.

E se percebemos o TEMPO a favor desta iniciativa, precisamos, sempre dirigidos por DEUS e em ORAÇÃO, buscar recursos no CÉU e trazer ao coração, a fim de abençoarmos aqueles que nos apedrejaram – os que nos mataram, mas ainda assim, sendo ESCOLHIDOS de DEUS.

Se pensarmos em Estevão, veremos a realidade em favor de um jovem Saulo, perseguidor, que tem aos seus pés as vestes do jovem apedrejado e morto, que pede perdão pelos seus algozes.

Não implicará em PERDÃO a todos os que ali se encontravam, mas a uns específicos e de forma clara, ao eleito por DEUS, Saulo – e se prestarmos a atenção, no chamado de Saulo (Atos 9), leremos que nem todos os seus companheiros de viagem se converteram e foram instados a cair no chão e ficar cegos pelo PODER DE DEUS – ah! e nem todos foram ate Ananias.

Portanto, sendo eleito de DEUS, e sabendo que os ofensores são eleitos de DEUS, e pela RAZÃO DIVINA e sua SABEDORIA, devemos a estes, quem sabe em voto sincero, nos humilharmos em PERDÃO pelas faltas e feridas que nos causaram.

Logo, e concluindo, observaremos se o TEMPO de abraçar não está nos chamando à RECONCILIAÇÃO.

DEUS, em seu AMOR e PERDÃO, abraçou apenas os ELEITOS por ELE.

Pergunte-se se não chegou o tempo de tornar a abraçar – talvez doa e mexa com vaidades e orgulhos, mas quem a DEUS serve e ama, saberá lidar, como JESUS, com o pedir ao PAI que abençoe.


sábado, 13 de setembro de 2025

Romanos 1:16

Os nossos elementos motivadores à missão:

Romanos 1:16 “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”

--------------------------------------------------------

Interessante quando nos pegamos negando a fé pela pressão, pela roda de pecadores em que nos assentamos, por não ter desejo de congregar...

Percebemos logo que algo está falhando em nós: O QUE HOUVE?

PODER DE DEUS para a SALVAÇÃO do que crê – se este PODER existe em nós, a pergunta que vem à mente é: qual a razão pela qual temos que “implorar” ou criar atividades que atraiam as pessoas para a COMUNHÃO da IGREJA?

Temos que organizar uma série de distrações, passatempos, atividades, pois apenas o EVANGELHO, este PODER de DEUS que nos transforma já não é suficiente, não atrai...

Atônitos e maravilhados” (Atos 2) é a expressão que Lucas usa em Atos, a fim de mostrar a grandeza e a suficiência do EVANGELHO, pregado num dia em que vidas foram PODEROSAMENTE convertidas pelo testemunho do REINO.

Se o “sermão” de Pedro fosse pregado hoje, muitos estariam dando as costas, pois usa palavras duras e de juízo.

O que aconteceu conosco? Quando perdemos o gosto de CONGREGAR?

Seria um reflexo do Salmo 1, das influências dos que estão juntos de nós?

Ou um eco da parábola relatada em Lucas 14:16-24...

Após alguns anos da composição dos EVANGELHOS e do histórico ATOS DOS APÓSTOLOS, João chegará em APOCALIPSE e alertará profeticamente às pessoas e lideranças sobre o abandono da fé e a necessidade de ARREPENDIMENTO e RETORNO – que nada mais é que chamar os “crentes” à conversão.

Quando deixamos de dar valor ao significado do EVANGELHO como PODER, instrumento de mudança, estamos seriamente correndo o risco de termos ter que nos CONVERTERMOS, pois pensamos que DEUS não dá as costas quando nos confinamos em doutrinas verdadeiras, mas guardadas em gavetas empoeiradas.

DEUS nos chama a crer, como diz o verso inicial, a fim de vermos nossas vidas operosas e frutíferas.

Par Carlos Puck


Mateus 14:26,27

Mateus 14:26,27 Os discípulos, ao verem-no andando sobre as águas, ficaram aterrados e exclamaram: É um fantasma! E, tomados de medo, GRITARAM. Mas Jesus imediatamente disse: TENDE BOM ÂNIMO! SOU EU. NÃO TEMAIS!

---------------------------------------------

Sim. Insisto em dizer a todos: o REINO DE DEUS é um tratado sobrenatural que opera no ambiente natural.

Lendo o Salmo 19, DEUS nos mostrará a PROCLAMAÇÃO, pelas vias naturais, a criação, dando entendimento do que vemos, e testifica das suas obras.

No entanto segue ensinando que a profundidade da REVELAÇÃO GERAL jamais preencherá o universo comunicacional da REDENÇÃO, pois entre os versos deste SALMO, veremos a necessidade do conhecimento da PALAVRA (Romanos 10:17), dos PRECEITOS, do MEDITAR e do FALAR.

A PROCLAMAÇÃO ESPECIAL culminará na PESSOA de CRISTO, o centro exato da existência do UNIVERSO, da OBRA MAGNÍFICA da REDENÇÃO, a fim de atestar ao universo espiritual que nosso SENHOR não trabalha e nem se faz conhecido em vão (Rm 11:33-36) – somente NELE há REDENÇÃO (At 4:12).

O verso em que JESUS dá aos seus discípulos a VOZ de PODER e ORDEM é mais do que um espetáculo sobre a natureza, pois ELE não precisa mostrar-se como um ser DOMINADOR, considerando estar ELE todo envolvido em todas as AÇÕES CRIACIONAIS como DEUS que ELE é.

Quando não conhecemos o CRIADOR, seja o FILHO como o PAI, teremos sérios problemas para entendermos as AÇÕES sobrenaturais do ESPÍRITO SANTO, correndo risco de acharmos que ELE é também um FANTASMA.

Para quem CRIOU as fontes das águas, que tem os mares na mão, cuja VOZ a tudo estremece, inclusive os “cedros do Líbano” (Salmo 29), o que é andar sobre as águas?

Vejamos que o próprio Pedro (Mateus 14), quando crendo, anda também por sobre as águas, desafiando toda as leis naturais e das ciências.

Não precisamos temer as situações, bastando ouvir sua doce e poderosa VOZ, sabendo de QUEM ouvimos: não é um fantasma.

“TENDE BOM ÂNIMO! SOU EU. NÃO TEMAIS!”

Esta é a frase do SOBRENATURAL CRISTO que nos acolhe em nossos medos mais profundos - DEVEMOS PROCLAMAR! E JESUS nos encoraja a isto!

Pr Carlos Puck

 

 

terça-feira, 9 de setembro de 2025

2 TIMÓTEO 4:7

2 TIMÓTEO 4:7   COMBATI O BOM COMBATE, COMPLETEI A CARREIRA, GUARDEI A FÉ”

A carta de Paulo a Timóteo nos traz conselhos que partiam de alguém que conheceu o sofrimento na própria pele, pois desde seu chamado, DEUS alertara Ananias sobre o futuro deste servo (Atos 9:16).

Uma tradução literal nos dá uma noção interessante: “A boa luta tenho esforçadamente - lutado. A minha carreira (metáfora empregada para corredores numa competição; esforçar-se;, tentar duramente) tenho completado. A Fé tenho preservado - e - obedecido”.

A conexão com as palavras de JESUS ganha sentido: “contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?” (Lucas 18:8)

Dentre os conselhos ao servo Timóteo, mais do que um incentivo, diz Paulo: “Combate a boa batalha da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual foste convocado” (1 Timóteo 6:12).

O desenvolvimento da fé, baseado no SENHOR JESUS e na vida de Paulo, nos deixará claro que há, como numa corrida, a necessidade de deixar pesos para trás e esforçar-se, treinar, desenvolver, a fim de cumprir a proposta divina.

Leia-se ainda: “amados, embora estivesse muito ansioso por lhes escrever acerca da salvação que compartilhamos, senti que era necessário escrever-lhes insistindo que batalhassem pela fé uma vez por todas confiada aos santos(Judas 1:3).

Para Paulo, a prisão tornara-se seu local de pouso; a visita de poucos era-lhe peculiar; a solidão lhe cobria as chagas; a dor lhe penetrava a carne; os olhos cansados pelas tantas surras, naufrágios, cadeias... (2 Coríntios 11:16-33)

Alerta Timóteo, jovem obreiro, que tivesse uma vida longe de discussões inúteis, de ensinamentos de demônios, de brigas por fábulas (mitos).

E DE TUDO QUE ELE QUER PASSAR AO JOVEM AMIGO, DESTACA-SE: "cuida de ti mesmo e da doutrina", "sê sóbrio em tudo", POIS "estou sendo derramado como libação, e o tempo da minha partida está próximo" e "seja moderado em tudo, suporte os sofrimentos" - "desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”...

Nossa dor e luta jamais serão em vão – resta-nos ouvir este apóstolo.

Pr Carlos Puck

 


sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Mateus 28:20

Mateus 28:20

E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

É pretensão humana querer fazer "missões" sem o chamado e mais, sem a companhia de quem chamou.

Se achamos que podemos ir a um país com a mensagem da SALVAÇÃO, sem que o SALVADOR nos impulsione ao local e à pessoa certa, e sem a sua COMPANHIA - nos enganamos.

Estratégias, planejamentos podem nos amparar quanto ao nosso ir, mas jamais a solução será a nossa ideia.

Se a resposta certa vem dos lábios de DEUS e o SENHOR dirige os passos deste homem, o que o homem pode fazer, senão OBDECER e crer que o caminho para o PERFEITO é todo dado por quem o fez com um propósito (Provérbios 16:9, Provérbios 16:1 e Provérbios 19:21).

As promessas da PODEROSA companhia de DEUS sobre seu povo não é obra do Novo Testamento, pois desde os antigos tempos, os seus servos sabem que sem ELE, nada poderão fazer.

Moisés, em Êxodo clama a DEUS – “Se a tua presença não vai comigo” (Êxodo 33:15); ainda sobre Josué – “o Senhor, vosso Deus, é quem vai convosco; não vos deixará, nem vos desamparará” (Deu

teronômio 31:6); Gedeão recebe o Anjo do Senhor que lhe fala “o Senhor é contigo, homem valente” (Juízes 6:12); fala a Isaías "não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus" (Isaías 41:10); Jesus fala aos seus "não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros" (João 14:18).

Precisamos de algo mais que a PALAVRA DE DEUS para nos estimular e confortar, dando-nos SEGURANÇA e CERTEZA?

Afirmo que nada mais! O CRIADOR de tudo está conosco!


terça-feira, 2 de setembro de 2025

Genesis 1:25

Genesis 1:25 "E viu Deus que isso era bom"

Genesis 1:25 "E viu Deus que isso era bom"


"Houve um tempo, quando o mundo era tão bom. A criação vivia na mais perfeita união. Nos campos as flores curvavam-se ao sol. Sem aguas poluídas, sem nuvens de radiação. A natureza era assim, como um belo Jardim, espetáculo na Terra em harmonia com o Céu. Mas o homem rejeitou." (Autor desconhecido - Música 1987)


É interessante que esta música trata diretamente da queda do homem e do estrago da criação, quando, da percepção do próprio CRIADOR, as coisas eram boas e estavam em plena sintonia com ELE.


O sumo-artista admira sua OBRA e se satisfaz, consciente da QUALIDADE do que criara.


No entanto, ao penetrar no JARDIM o pecado, a escuridão, as trevas tomam conta de tudo.


Uma atitude, e o ser humano troca o PERFEITO pelo imperfeito, DEUS pelo diabo - muito simples de entender.


O apóstolo Paulo nos dirá: _"Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que creem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus..."_ (Romanos 3:21-24)


Quem responde a isto é o apóstolo João, numa resposta definitiva para quem caiu e numa solução que não viria e nunca virá dos homens, mas do próprio CRIADOR, que quer restaurar todas as coisas: _"Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"_ (João 3:16).


Somando as duas escritas, teremos um condicionante: _"Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus"_ (João 3:18).


O recomeço, a reconstrução: _"Eis que faço novas todas as coisas"_ (Apocalipse 21:5) - quem faz é DEUS.


A esperança que não vem dos homens, seres criados por DEUS, mas do CRIADOR:


# _"Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe"_ (Apocalipse 21:1).


# _"Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles"_ (Apocalipse 21:3), _"E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram"_ (Apocalipse 21:4).


E para isto se tornar uma realidade eterna, DEUS nos deixa, além da SOLUÇÃO que é a GRAÇA, FÉ em JESUS CRISTO unicamente, uma promessa: _"Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir"_ (Atos 1:11) e _"Eis que venho sem demora"_ (Apocalipse 22:7).


JESUS vem buscar o que é seu e não garimpar em águas escuras para ver se acha algo interessante, algo de valor.


Portanto, _"assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a VOZ do SENHOR, não endureçais o vosso coração"_ (Hebreus 3:7), pois a _"a soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda. O que atenta para o ensino acha o bem, e o que confia no SENHOR, esse é feliz"_ (Provérbios 16:18-20).


Finalizo com este verso: _"Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto"_ (Isaías 55:6).


*Eis o tempo, eis a oportunidade!*


------

https://carlospuck.blogspot.com/2025/09/genesis-125.html?m=1