"Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito" (João 15:7), pois a PALAVRA no centro nos dará entendimento do que realmente nos é lícito pedir e ter da parte do Senhor, num paralelo com "não seja como eu quero, mas como tu queres" (Mateus 26:39), tendo sempre em mente o salmo 119:105, que diz "Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e, Luz para os meus caminhos".
Se queremos andar pelas veredas da Justiça, deveremos prestar atenção no que o Salmista nos trará sobre a Verdade e o que temos que evitar: "não andar no _conselho_ dos ímpios, não se _deter_ no caminho dos pecadores, nem se _assentar_ na roda dos escarnecedores" (Salmo 1:1).
João Calvino em seu comentário sobre os Salmos, nos mostrará uma forma interessante de iniciar este verso 1, mesmo ele usando o padrão que é lindo sempre por todos: *_Oh, bem-aventurança do homem!_*, uma bela e enfática forma de expressão, numa exclamação que separará os versos de forma bem interessante.
E com base nestas ações bíblicas de interpretar, ouso remontar o Salmo assim, numa paráfrase mas com as mesmas letras inspiradas:
Oh! Bem-aventurança do homem!
Ter o seu prazer na LEI do SENHOR, e na sua LEI meditar de dia e de noite.
Este homem é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.
Isto se dá por conhecer ele a LEI DO SENHOR, e assim não andará no _conselho dos ímpios_, não se _deterá no caminho dos pecadores_, nem se _assentará na roda dos escarnecedores_.
Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.
Por isso, os perversos/ímpios não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos.
Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.
Isto nos remete a Josué 1:7: "Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares".
Levemos em conta que "a LEI do SENHOR é perfeita" (Salmo 19:7), "Bem-aventurados os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na lei do SENHOR. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos" (Salmo 119:1,5), "Meditarei nos teus preceitos e às tuas veredas terei respeito. Terei prazer nos teus decretos; não me esquecerei da tua palavra. Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei (Salmo 119 15, 16, 18).
A conclusão do Salmo 1 vem somar sabedoria ao que Paulo dirá: "nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas" (Filipenses 3:20-21), "toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra" (2 Timóteo 3:16-17).
Sob esta ótica, e com as devidas permissões literárias, estaremos conscientes do papel da PALAVRA DE DEUS em nossas vidas a fim de evitar/fugir de "homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes. Pois entre estes se encontram os que penetram sorrateiramente nas casas e conseguem cativar mulherinhas sobrecarregadas de pecados, conduzidas de várias paixões, que aprendem sempre e jamais podem chegar ao conhecimento da verdade" (2 Timóteo 3), "acautelai-vos dos cães" (Filipenses 3:2).
Desde muito tempo, estes dias difíceis se fazem presentes.
Leremos que Adão e Eva não deram ouvidos ao SENHOR e acabaram em "conselhos, caminhos e mesas" onde satanás se travestia de bom conselheiro...
Podemos cair no engodo também se não vigiarmos e mergulharmos na PALAVRA DE DEUS.
Deus nos abençoe todos os dias até a volta de nosso JESUS amado, que quer sua igreja assim: "santa, pura, gloriosa, sem mácula, nem ruga, santa e sem defeito pela PALAVRA" (Efésios 5:26-27).
O Céu e o inferno são reais e o fim de todos, pois assim está escrito.
Ou seremos os "justos ou os ímpios".