Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Salmo 91:15

213

Nossa relação com DEUS irá dizer que espécie de livramento ELE trará a nós.

 

Salmo 91:15 "Ele me invocará, e eu lhe responderei; na sua angústia eu estarei com ele, livrá-lo-ei e o glorificarei."

 

Este Salmo tem aspectos messiânicos muito interessantes, no entanto, segundo estudiosos, Moisés é o autor inspirado do mesmo e precisamos migrar para o universo dos dias vividos pelo servo de SENHOR.

E pensando em Moisés, andamos com ele sob as questões que ele enfrentou desde o nascimento até o ocaso de sua existência.

Vejamos:

 

(a) nasce e já é posto em águas para ser acolhido por quem o perseguiria mais tarde, faraó;

(b) enfrenta uma série de situações com faraó (400 anos) e do próprio povo hebreu;

(c) tem suas lutas com DEUS diante de tantas necessidades do povo que andava pelo deserto (40 anos) e como líder era quem ouvia tudo;

(d) depois de tanto tempo e pelas circunstâncias, acaba não podendo entrar na terra prometida.

 

A ligação em toda sua rotina de sofrimento e do livramento sobre sua vida, como vivenciou Moisés.

Mas o relevante não são apenas os livramentos, mas o relacionamento com DEUS - “diz ao SENHOR” (v.2), “porque a mim se apegou com amor” (v.14), “pois disseste” (v.9).

E a pergunta será: quem é este capaz de ser protegido pelo poder de DEUS, como Moisés foi?

"Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente" (91:1).


Sobre a rejeição de CRISTO

Os judeus o rejeitaram.

Não aceitaram o REI.

Vir para os seus e ser rejeitado, além de ato profético, de alcance de povos, da não exclusividade étnica, mostra a falta de sabedoria e discernimento, mesmo que quem empunha a LEI.

Crucificaram e num deleite de quem age como servo do mal, pregam ainda na cruz, um epitáfio, zombando de um REI morto.

Zombaria e humilhação serão postos por terra no DIA em que o REI voltar para JULGAR a Terra.

Ah, DIA de dor e muito choro, prefácio do livro chamado inferno.

Eis o CORDEIRO morto, que era-é-e-sempre será REI e SENHOR.

Ah, Dia de densas trevas para os que tanto zombaram.

Sairá Pilatos, Caifás e tantos que NELE cuspiram e dobrarão seus joelhos e confessarão que ELE é SENHOR para glória de DEUS-PAI - mas será tarde, pois é DIA de julgamento e não de REDENÇÃO.

Sim, eis que vem sem demora e aos que ainda zombam, duvidam, ou simplesmente ignoram, lembremos dos dias de Noé, em que a "mídia" anunciou e não deram valor.

Como um RELÂMPAGO cruzando o céu, assim veremos o fulgor da sua VINDA.

Prepare teu coração para o CÉU ou inferno, pois este é o tempo em que mostraremos frutos de arrependimento ou escarnecimento.

À toa não foi a forma de referir-se a CRISTO: "em latim, Iesus Nazarenus Rex Iudeum (Jesus Nazareno, Rei dos Judeus)", num pedaço de madeira acima da cabeça de nosso SENHOR.

Pense apenas nisso: zombando, disseram a VERDADE sobre ELE. E isto lhes será imputado.




terça-feira, 28 de maio de 2024

Atos 8:1

214

Um morre para outro nascer - sai Estevão entra Paulo – ainda que com a dor.

 

Atos 8:1 "E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se, naquele dia, uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e da Samaria, exceto os apóstolos."

 

DEUS havia dito que permanecessem em Jerusalém, pois ali se daria o grande evento da história das profecias: "que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne" (Joel 2:28).

Isto se daria após conversões, pessoas redimidas, pessoas que reconheceriam as grandezas de DEUS.

Começamos a ver que

 

(a) DEUS cumpre suas falas do passado na vida dos que ELE mesmo destinou à SALVAÇÃO, pois mesmo diante do mover do ESPÍRITO, houve a perseguição da parte dos religiosos;

(b) Em Joel vemos a expressão “depois", para a efetivação do "rasgar o coração e não as vestes", como produto de uma verdadeira conversão;

(c) Diante do mover do ESPÍRITO vinha da morte apoiada por Saulo, a futura geração de um missionário que nasceria do luto de Estevão.

 

Atos é um livro que registra a intervenção do SENHOR sobre a Terra, cegando uns e abrindo os olhos de outros.

Mas temos que ter consciência de que mesmo diante de tantas bênçãos, tantos sinais, tantos milagres e conversões, haverá perdas que terão significados importantes, como a morte de Estevão e das perseguições.

Precisamos ter a certeza de nossa confissão, para que sob ataques, não venhamos a negar AQUELE que tanto fez por nós - JESUS, o REI dos reis.

 

-------------------

Joel 2:11-29   11 O SENHOR levanta a voz diante do seu exército; porque muitíssimo grande é o seu arraial; porque é poderoso quem executa as suas ordens; sim, grande é o Dia do SENHOR e mui terrível! Quem o poderá suportar?  12 Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto.  13 Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal.  14 Quem sabe se não se voltará, e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, uma oferta de manjares e libação para o SENHOR, vosso Deus?  15 Tocai a trombeta em Sião, promulgai um santo jejum, proclamai uma assembleia solene.  16 Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, reuni os filhinhos e os que mamam; saia o noivo da sua recamara, e a noiva, do seu aposento.  17 Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o pórtico e o altar, e orem: Poupa o teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele. Por que hão de dizer entre os povos: Onde está o seu Deus?  18 Então, o SENHOR se mostrou zeloso da sua terra, compadeceu-se do seu povo  19 e, respondendo, lhe disse: Eis que vos envio o cereal, e o vinho, e o óleo, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre as nações.  20 Mas o exército que vem do Norte, eu o removerei para longe de vós, lançá-lo-ei em uma terra seca e deserta; lançarei a sua vanguarda para o mar oriental, e a sua retaguarda, para o mar ocidental; subirá o seu mau cheiro, e subirá a sua podridão; porque agiu poderosamente.  21 Não temas, ó terra, regozija-te e alegra-te, porque o SENHOR faz grandes coisas.  22 Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a figueira e a vide produzirão com vigor.  23 Alegrai-vos, pois, filhos de Sião, regozijai-vos no SENHOR, vosso Deus, porque ele vos dará em justa medida a chuva; fará descer, como outrora, a chuva temporã e a serôdia.  24 As eiras se encherão de trigo, e os lagares transbordarão de vinho e de óleo.  25 Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros.  26 Comereis abundantemente, e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR, vosso Deus, que se houve maravilhosamente convosco; e o meu povo jamais será envergonhado.  27 Sabereis que estou no meio de Israel e que eu sou o SENHOR, vosso Deus, e não há outro; e o meu povo jamais será envergonhado.  28 E acontecerá, depois, que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos sonharão, e vossos jovens terão visões;  29 até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias.

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Romanos 9:14

215

Não é frase de impacto, mas ninguém explica DEUS em tempo algum.

Romanos 9:14 "Que diremos, pois? Há injustiça da parte de Deus? "De modo nenhum!


Paulo resume bem todas as ações de DEUS sobre a criação: DEUS não deve explicação ainda que ninguém entenda.

É natural que desejemos explicação, pois o não saber traz ansiedade, medo, insegurança.

E para isso precisamos saber que:

 

(a) o SOBERANO é governo absoluto e garante bom fim a tudo, levando em conta sua perfeita VONTADE;

(b) os nossos questionamentos não removem os seus decretos e mesmo quando ELE resolve dar uma "palhinha" de entendimento jamais abrirá todo seu projeto;

(c) conhecer o passado, presente e futuro faz do SENHOR o garantidor de todas as coisas, do bom funcionamento de tudo apesar de nós e nossos estragos.

 

"De modo nenhum", deveria calar a boca até mesmo do maior pesquisador e entendido de toda ciência, pois a única coisa que podemos ter certeza, depois de sabermos desta mente superior e divina é que "ele falou, e tudo se fez; ele mandou, e logo tudo apareceu e o Senhor desfaz o conselho das nações, anula os intentos dos povos" (Sl 33).

SOBERANO é o SENHOR; nós, os falhos e limitados humanos.

Precisamos rever os conceitos que temos sobre nós e urgente.



domingo, 26 de maio de 2024

Romanos 9:20

 216

Paulo dará clara noção de que o CRIADOR faz o que bem quiser.

Romanos 9:20  "Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?"

Intriga-nos o silêncio de DEUS.

Deixa-nos à mercê de um voô sem piloto, quando somos acostumados a entender das rotas, dos equipamentos, dos processos.

E como gostamos de respostas claras, de satisfações que nos venham, ao nos depararmos com alguns textos bíblicos, temos tais sensações de incompreensão.

Alguns "inteligentes" para escaparem do "não explicável" entram em vertentes de ateísmos, de explicações sem explicar, de ditos coo se a BÍBLIA fosse um livro sem lógica e forçado por uma religião.

O que ocorre?

Pensando nas propostas divinas Paulo irá dizer que "o homem não é ninguém para discutir com quem o fez, como o fez e por que o fez";

Pois bem: aprendemos de uma vez por todas no texto sagrado e amparando a tese de Paulo que DEUS escolheu Jacó e o fez Israel por ter dito isto antes do menino nascer (Genesis 25:21-23), que amar de forma eletiva é atributo divino por ser DEUS de superior inteligência.

Veja, por exemplo, que para amar um pecador, DEUS sacrifica seu unigênito FILHO.

Que mais explicações ou se renderá a quem sabe o que faz?

"Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou" (Rm 8:29) e a “estes chamou e justificou, e os glorificará” (Rm  8:30).


sexta-feira, 24 de maio de 2024

Genesis 33:4

 217

Somos responsáveis por nossas ações, assim precisamos cuidar do que fazemos.

Genesis 33:4 "Então, Esaú correu-lhe ao encontro e o abraçou; arrojou-se-lhe ao pescoço e o beijou; e choraram."

O abraço entre Esaú e Jacó, após temores, comprometimentos com a amizade, corrosão de uma relação, mágoas, e mesmo diante de perdas consideráveis, vai além de um mero cumprimento entre amigos ou parentes.

De uma soma de expressões de origem, vamos ter o seguinte: Sair do caos da relação, movimentar-se em guardar abundantemente algo precioso, reunindo, como num armazenamento de de algo que fora perdido e que tem seu devido valor, quase que a cola para elos completamente destruídos, a morte da amargura para o retorno à felicidade.

Parece simples, mas uma reconciliação tem este poder.

Pensemos no nosso AMADO JESUS:

(a) nós rompemos nossas relações com o PAI, abrindo mão de nossa pureza e santidade;

(b) nós descemos ao mais baixo nível de ruptura quando crucificamos o FILHO que trouxe a PAZ;

(c) E diante de tudo isto, nós fomos reconciliados, quando tudo era caos, quebra, morte e fomos aproximados num abraço que transcende a ETERNIDADE.

Reencontros são inevitáveis, e quando em meio a nossas manias de magoar pessoas, de usar de má fé, precisamos mudar, pois certamente um dia nos encontraremos com aquela pessoa.


quinta-feira, 23 de maio de 2024

Atos 7:59

218

Muitos passaram por dores terríveis, mas sem negar o SALVADOR.

Atos 7:59 "E apedrejavam Estêvão, que invocava e dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito!"


O dia em que um servo de DEUS poderia ser conveniente e conivente com o sistema ora criado nos dias de relatos da história do cristianismo.

Uma resposta e seria livre para viver.

Vejamos:

(a) "Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo" (6:8);

(b) "Então, lhe perguntou o sumo sacerdote: Porventura, é isto assim?" (7:1);

(c) "Apresentaram testemunhas falsas, que depuseram: Este homem não cessa de falar contra o lugar santo e contra a lei" (6:13) - para parar um fiel a CRISTO surgem os mentirosos, as falsas pessoas que se sujeitam ao sistema, cegos e surdos.

Vemos no correr do texto um homem ser apedrejado por crer, se pronunciar e atestar contra o sistema.

Da pedra fatal e testemunhando da PEDRA ANGULAR, tem suas vestes jogadas aos pés de Saulo (7:58), e ao PAI se entrega numa conversa com JESUS, o FILHO e “de joelhos, clamou em alta voz: Senhor, não lhes imputes este pecado! Com estas palavras, adormeceu" (7:60) – eis que se cumpre a PALAVRA.

Este é o sono de todos que confiam, testemunham e se entregam ao SENHOR.

Que possamos dormir em PAZ.


quarta-feira, 22 de maio de 2024

Mateus 10:32

219

DEUS requer de todos a participação na confissão do FILHO que ELE enviou.


Mateus 10:32 "Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus..."


Temos andado sobre os pisos das confissões durante muito tempo.

E isto faz bem por dois pontos:

1. Histórico, pois nos conecta com a essência da doutrina reformada, e além disso, nos protege das velhas heresias passadas;

2. Identificação, pois nos remete a uma "cara", ou seja, quem olha para a igreja, percebe logo quem somos e a que viemos.

Doutro lado das confissões, mergulhamos no universo do pecado:

1. Nosso arrependimento nos eva a uma confissão mais voltada à VERDADE que nos mudou;

2. Nossa confissão de natureza pecadora revela que reconhecemos nosso estado e disso, nossa necessidade de um SALVADOR.

Isto posto, vem de encontro à história e natureza humana a maior das CONFISSÕES: JESUS CRISTO COMO SENHOR.

E o que nos dá tal confissão?


(a) certezas de ambiente eterno junto a DEUS;

(b) certezas de representação de CRISTO junto a DEUS;

(c) certezas de termos que mostrar aos humanos quem é JESUS, o FILHO, em nós e para nós.


Então fica um simples conselho: chegou a hora de revelar quem somos para todos que nos cercam.

Faça agora, para colher frutos hoje e eternamente.

terça-feira, 21 de maio de 2024

2 Timóteo 4:3-5

220

Despreze a doutrina e estará desprezando o SENHOR da mesma.


2 Timóteo 4:3-5 (NVI) "Pois chegará o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, segundo os seus próprios desejos, juntarão para si mesmos mestres que lhes digam o que os seus ouvidos, coçando, desejam ouvir. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando‑se para os mitos. Você, porém, seja moderado em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério."

Observando leitores, percebi algo interessante nas suas reações aos textos ora expostos:

 

(a) de fato Paulo não erra ao falar que haverá recusa por parte de muitos quanto ao que se é dito como fruto da VERDADE, por exemplo, uma pregação;

(b) será real que muitos elogiarão e se satisfarão de acordo com seus desejos, suas convicções, mas ao mesmo tempo, rejeitarão a VERDADE que confronta suas ações, palavra e pensamentos;

(c) que a tal “coceira no ouvido” há anos vem mostrando sua força, pois enchem-se templos de gente que “ama” satisfação pessoal, cultos que lhe agradam aos sentidos, ambientes mais sofisticados, qualidade em vários atos de culto.

 

Dito isto, podemos trazer implicações inúmeras, mas uma delas é paulina, quase que um “eco” do Antigo Testamento, quando diz em Romanos que “sobre determinadas coisas, DEUS entrega os homens a si mesmos” e “que sua ira será sobre tais seres”.

Não levamos a sério isto, de modo algum por faltar temor a DEUS em toda a raça humana.

Alguns até temem de alguma forma, mas na hora de ouvirem a VERDADE recuam em seu temor e se juntam com outros para combater aquele que fala.

Pois bem: fizeram isto com João Batista e com JESUS – o que farão hoje?


segunda-feira, 20 de maio de 2024

Gênesis 18:14

221

Certo é que "agindo DEUS, ninguém impedirá" - DEUS é soberano.


Gênesis 18:14 "Acaso, para o SENHOR há coisa demasiadamente difícil?"


Nos dias de Abraão vemos extraordinárias ações de DEUS.

Cremos que o SENHOR remove oceanos com seu PODER maravilhoso, da mesma forma que remove um ventre para dar à luz filhos.

Veremos que este mesmo DEUS, ainda sendo poderoso, não converte o coração dos moradores das cidades de Sodoma e Gomorra.

É importante aprendermos, então, que:

 

(a) quando ELE quer, ELE faz, e o que faz, o faz segundo seu propósito;

(b) delimita uma condição de eleitos (descendentes de Abraão) e condenados (filhos de Sodoma);

(c) expande seu querer a quem ELE quer bem, não a quem nós achamos que merece.

 

Pense:  "Abraão e Sara eram já velhos, avançados em idade; e a Sara já lhe havia cessado o costume das mulheres" (18:11) e "daqui a um ano, neste mesmo tempo, voltarei a ti, e Sara terá um filho" (18:11) - DEUS promete ao casal e não depende da credulidade - simplesmente fala que fará.

E DEUS dá uma ordem e condição para a bênção: "que guardem o caminho do SENHOR e pratiquem a justiça e o juízo" (18:11).

DEUS não trabalha ao acaso, em vão e tudo tem uma finalidade.

"Que é o homem para indagar ao SENHOR?"


Atos 4:32

222

Precisamos ousar e abençoar quem está ao nosso lado.


Atos dos Apóstolos 4:32 "Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum."


Quando olhamos para a obra de CRISTO em nossas vidas, vamos logo entender os ditos de Paulo acerca do que JESUS deixou para estar conosco e nos salvar. 

Não há tesouro maior em nossa vida quando olhamos para nossa herança, os filhos. 

E olhando ao nosso DEUS e PAI de CRISTO, remetendo seu AMADO para se dar a pecadores, colhemos lições como:


(a) desta multidão de crentes e salvos, a unidade de socorro era motivada pela sua fé, pelo seu amor, pela capacidade de entrega ao outro;

(b) que muitas vezes dar é desinibir-nos de ouvir o brado silencioso do coração de quem necessita de algo;

(c) que assim como a SALVAÇÃO veio a nós por meio de JESUS e este não ouvia sons, pois estávamos mortos, então nem sempre nosso vizinho terá força ou voz para requisitar socorro.


O segredo da passagem está na unidade, porém a expressão "um coração e uma alma" elucidará a realidade de quem sente profundamente o outro e por ele é capaz de sacrificar.

Portando, se você e eu somos parte da multidão dos que creem, é hora de colocar em prática tantas lições que "fazem as cadeias cairem e a libertação vir ao próximo" (4:31).

O PODER está aí... use-o!

sábado, 18 de maio de 2024

Atos 17:30-33

223

Pois é: de repente achamos que é assim – DEUS é legal e tudo deixa passar.

Atos 17:30-33 "Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam..."

Deste versículo podemos tirar lições preciosas.

Em Atenas, Paulo traz um recado de DEUS para aquele povo.

Quando lemos suas epístolas, sabemos que as direciona a um público conhecedor de CRISTO.

Por outro lado, em pregações ele abrangia um público diferente.

E ali, naquela hora

(a)Paulo ficou revoltado ao ver a cidade tão cheia de ídolo” (17:16), e entra numa Sinagoga, onde, entre tantas coisas, explica que houve um tempo em que tais práticas eram produto do desconhecimento, mas que agora diz que precisarão do arrependimento, logo de se converterem à VERDADE;

(b)porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos”, anuncia JUÍZO sobre tais práticas.

 

Pensando nos dias em que práticas de idolatria são comuns entre religiosos (v.22), e que a VERDADE já fora posta sobre a mesa de todos, temos que entender de vez que DEUS a quem tira da ignorância, tem um plano de SALVAÇÃO.

Os epicureus e estoicos (v.18) zombavam e diziam: “O que é que esse ignorante está querendo dizer?– É assim mesmo que fazem ao ouvir a VERDADE.

Como anda seu nível de conhecimento de DEUS?


sexta-feira, 17 de maio de 2024

2 Pedro 3:15,16

224

Não será fácil permanecer firme e a apostasia é uma das marcas deste tempo.


2 Pedro 3:15,16 "Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis, e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada"

É para perseverança que DEUS nos chama.

Insiste em nos alertar para que confiemos nas justas promessas feitas por JESUS.

Junte-se a isto, que os Profetas também trataram do assunto.

Em meio à caminhada do povo de DEUS percebemos que muitos vão ficando pela estrada, pois se deixam levar pelas pressões e propostas.

 

(a) que escarnecedores viriam para pôr em dúvida as promessas feitas pelos nossos pais bíblicos;

(b) que a proximidade do DIA DO SENHOR como ladrão da noite é um fato;

(c) que os zombadores só têm em mente afastar a fé comum pela perversão da VERDADE.

 

Tudo será desfeito e DEUS insiste em nos chamar à razão da fé e este tudo tem a ver com a mesma VOZ que criou todas as coisas.

Esperar Novos Céus e Nova Terra não é um conto de fadas, mas a realidade de um povo que espera no SENHOR.

Usa uma segunda escrita, como ATALAIA, o comunicador divino diz: "LEMBREM-SE”.

Em meio ao caos da vida da fé, e lendo um jornal local, sério, a notícia é que muitos, em vários países, têm “voltado ao vômito”, se deixando levar por líderes que pervertem a VERDADE.

Cabe a nós buscarmos o PODER DE DEUS e permanecermos firmes na VERDADE BÍBLICA.



quinta-feira, 16 de maio de 2024

2 Reis 20:5

225

Será que sabemos QUEM é DEUS? Se sabemos, porque o buscamos pouco.


2 Reis 20:5  "Assim diz o SENHOR - ouvi a tua oração e vi as tuas lágrimas"


Aos poucos começamos a nos conhecer.

Alguns, à beira da morte, correm para DEUS, assustados com o porvir.

Outros detectam sua informe massa inútil de fé, a ponto de se desesperar.

A morte é um enigma par aqueles que não conheceram JESUS, pois se assim fosse, teriam plena tranquilidade com tal evento.

Ezequias nos traz algo especial:

 

(a) em meio a toda situação, por mais dramática que seja, ainda há tempo para buscar ao SENHOR;

(b) que Ezequias, em sua angústia, "adoeceu de uma enfermidade mortal...” (20:1) e "Então, virou o rosto para a parede e orou ao SENHOR..." (20:2);

(c) DEUS mostra que de fato está envolvido no clamo dos seus: “é fácil que a sombra adiante dez graus; tal, porém, não aconteça; antes, retroceda dez graus” (20:10) e “o profeta Isaías clamou ao SENHOR; e fez retroceder dez graus (20:11).

 

Não podemos desistir de buscar ao SENHOR enquanto podemos achar.

Mortos não buscam a DEUS, apenas vivos.

O tempo está aberto a todo para que insistamos como aquela mulher da Parábola, que de tanto bater o Juiz a atendeu (Lucas 18:1-8).

Agora vem sobre nós a responsabilidade por DEUS haver atendido orações e multiplicado os dias.

O que temos feito com o tempo e com a oração?


quarta-feira, 15 de maio de 2024

Efésios 4:4

226

E se Paulo, na PALAVRA, ensina assim, ou aprendemos ou amputamos o texto.


Efésios 4:4 "...a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só..."


Ao escrever aos Efésios, Paulo passa pelo ânimo da ESPERANÇA, como uma das direções de DEUS para as vidas que leriam sua carta.

É interessante a associação desta ESPERANÇA com a UNIDADE, na tese de um só CORPO.

Pensando no destinatário, perceberemos o sentido disso quando:


(a) chama ao crédito a pessoa do ESPÍRITO, sem a qual não poderemos pensar como CORPO e como UNIDADE, considerando que ELE é o ELEMENTO unificador de todos;

(b) chama ao entendimento a UNIDADE da pessoa de DEUS, que opera em todos a fim de que sejam UM;

(c) chama a atenção no mundo grego que de fato somente um DEUS existe e que ainda que haja um panteão, DEUS é único em tudo que é;

(d) chama a atenção que o DEUS que une é o Deus que exorta à UNIDADE.


Com tudo isto visível, perceberemos a inutilidade e o erro das divisões por temas que sequer passam pela VONTADE DE DEUS, as vãs discussões.

Daí termos que aprender com nosso irmão Paulo que, como judeu, se fez irmão de gentios, gregos que poderiam ser descartados pela religiosidade da época.

"Esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz" (4:3).

------------------

Efésios 4:1-6 "Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos."


terça-feira, 14 de maio de 2024

Deuteronômio 31:8

227

A quem temerei? Do que terei medo? Precisamos acreditar em QUEM?


Deuteronômio 31:8 O SENHOR é quem vai adiante de ti; ele será contigo, não te deixará, nem te desamparará; não temas, nem te atemorizes.


Um homem escolhido por DEUS quando de seus últimos instantes na vida, chama o povo e os que seguiriam pela vida e a palavra que ele traz é uma só: “SEJAM CORAJOSOS”.

Esta demanda do medo nos complica muitas vezes nos impedindo de ver o que precisamos ver: o SENHOR indo à frente.

Ao falar tais palavras, o servo de DEUS nada mais fazia que trazer à memória dos seus algo que fora vivenciado a cada metro de sua peregrinação, começando na forma com DEUS tratou da sua saída da terra do castigo, o Egito.

Podemos tirar lições, como:

 

(a) a imutabilidade do SENHOR em sua ALIANÇA, que prescreve FIDELIDADE, CUIDADO e continuidade;

(b) PRESENÇA DIVINA, afinal, acreditar que uma vara abriria o mar seria pequeno diante de QUEM de fato ia à frente do povo que marchava;

(c) pensar que mesmo Moisés sabendo que não entraria na terra, ele não deixa de encorajar aos seus irmãos.

 

O cuidado nesta vida é não usar nossas lutas e percalços para desestimular os outros na caminhada que temos que passar.

E que sejamos sempre pessoas que animam, e não das que trabalham contra, que teimam em colocar peso onde o próprio DEUS já trouxe resgate.


Romans 9 - 10 - 11

Romans 9:27  Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.


Romans 9:25-26   25 Assim como também diz em Oséias: Chamarei povo meu ao que não era meu povo; e amada, à que não era amada;  26 e no lugar em que se lhes disse: Vós não sois meu povo, ali mesmo serão chamados filhos do Deus vivo.


Romans 9:16   16 Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia.


Estocados no Egito: Romans 9:17   17 Porque a Escritura diz a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra.


Romans 9:19-21  19 Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade?  20 Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?  21 Ou não tem o oleiro direito sobre a massa, para do mesmo barro fazer um vaso para honra e outro, para desonra?


Remanescente escolhido: Romans 9:29  Se o Senhor dos Exércitos não nos tivesse deixado descendência, ter-nos-íamos tornado como Sodoma e semelhantes a Gomorra.


Romans 9:30-33   30 Que diremos, pois? Que os gentios, que não buscavam a justificação, vieram a alcançá-la, todavia, a que decorre da fé;  31 e Israel, que buscava a lei de justiça, não chegou a atingir essa lei.  32 Por quê? Porque não decorreu da fé, e sim como que das obras. Tropeçaram na pedra de tropeço,  33 como está escrito: Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido.


Romans 10:3-11   3 Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus.  4 Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.  5 Ora, Moisés escreveu que o homem que praticar a justiça decorrente da lei viverá por ela.  6 Mas a justiça decorrente da fé assim diz: Não perguntes em teu coração: Quem subirá ao céu?, isto é, para trazer do alto a Cristo;  7 ou: Quem descerá ao abismo?, isto é, para levantar Cristo dentre os mortos.  8 Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos.  9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.  10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.  11 Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido.


Se a JUSTIÇA emana da LEI e o fim da LEI é CRISTO, porém se o zelo dos judeus estava sobre a LEI, e rejeitaram a JESUS, logo estão condenado pela sua própria incredulidade na FINALIDADE.

A prática IDEAL da JUSTIÇA repousou sobre CRISTO, e se podemos definir farisaísmo, é a prática sem reconhecimento do FATO, ou seja, JESUS, a QUEM crucificaram.

Logo, em um mundo vil, sem discernimento, a pergunta que Paulo elenca é: "quem subirá ao céu ou descerá ao abismo?"

Não definimos nada em nosso intelecto, mas pela ELEIÇÃO, sua ESCOLHA SOBERANA, que tem como base a sua própria JUSTIÇA.

Do Egito à Babilônia, o experimento era que todos fossem conhecedores do JUIZ, não apenas da JUSTIÇA, e para tanto ELE se faz conhecido, pela sua forma clara de aplicar sus misericórdia e sua ira sobre a Terra.

Se amou a Jacó e aborreceu a Esaú, pela sua DIVINA PROVIDÊNCIA, não há motivos para acharmos que DEUS é injusto, pois terá compaixão de quem ELE quiser.

Assim, o alcance de tais atos do SENHOR está sobre quem ELE mesmo resolveu predestinar a seus fins.

Duro este discurso?

Sim, mas real e factual!

Então precisamos entender de vez que as tais obras da LEI glorificam a DEUS por ser ELE o AUTOR da mesma, não pela prática de vis pecadores que muitas vezes praticam sem ao menos entender o FIM da LEI.

Paulo irá trazer uma realidade: "se o SENHOR não tivesse deixado descendência", e completará "seríamos como Sodoma e Gomorra", ou seja, avaliemos o que ocorreu com a JUSTIÇA e o JUÍZO DIVINO àquelas cidades e dimensionemos do DIA DO SENHOR.

Portanto, a fé que tem origem na JUSTIFICAÇÃO mediada em CRISTO trará ao mundo o CONCEITO REAL do que é crer em DEUS e no seu FILHO, a "PEDRA que os construtores rejeitaram" e quem são estes senão os que traziam a LEI em seu corpo.

Este por ela foram condenados, por ter crucificado ÀQUELE que veio para ser razão da SALVAÇÃO dos que de "antemão conheceu e predestinou".

Eis uma questão: qual a razão do homem tomar de DEUS os méritos e direcionar para seus egos inflados, mesmo em tempos de ignorância?

Vejamos: Romans 10:1-3  Irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles são para que sejam salvos.  2 Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento.  3 Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus.

A resposta acaba se misturando às respostas paulinas: Romans 10:9-11  9 Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.  10 Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.  11 Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que nele crê não será confundido.

Assim, para entendermos o que Paulo diz aos Romanos, precisamos compreender isto: Romans 10:8  A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos.

A universalidade da fé não está no alcance de todos, mas no poder de chegar a todos, e salvar os que ELE mesmo quer salvar: Romans 10:12  Pois não há distinção entre judeu e grego, uma vez que o mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.

Somente poderá invocar aquele que der crédito ao falar de DEUS e DEUS havia falado aos judeus, e estes o rejeitaram, como escreve João.

A formosura dos pés dos proclamadores não está em sua obra, mas na sua obediência e entendimento de que pregar é a missão, anunciar o que DEUS realmente faz e é.

Então poderemos entender algo precioso que tange a harpa da SALVAÇÃO: Romans 10:14-15  14 Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?  15 E como pregarão, se não forem enviados?

E se é o PODER DE DEUS que convence, o ESPÍRITO que capacita e abre o coração, deveremos entender que mesmo diante desta SOBERANA VOCAÇÃO, haverá os que "não obedeceram à ANUNCIAÇÃO" (10:16).

Este é um enigma desde o profeta Isaías.

De tantas palavras de Paulo, veremos ainda: Romans 10:18  Porventura, não ouviram? Sim, por certo: Por toda a terra se fez ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo.

Os sacerdotes gemiam de ciúmes (10:19//11:11) do chamado do SENHOR a outros povos, quando percebiam JESUS se relacionando com outros que não judeus de direito, ou rejeitados por estes.

E desta mistura vamos entender o que JESUS enfatiza àquela mulher no poço de Jacó, dando clareza à sua missão além das tradições.

Dos "rejeitados" (a não exclusividade) para os achados (povo gentio).

Como procurariam se não conheciam ou se eram alvos da religiosidade apenas? (10:20)

Interessante lembrarmos da parábola do semeador, dos tipos de solo, e da boa semente - ela se encaixa nesta realidade paulina.

DEUS nunca rejeita (11:1), mas traz à memória aos que de antemão elegeu, a fim de que, pelo exemplo até mesmo dos pais da fé, recebam estes o bater do martelo do JUIZ, a fim de saberem que ao rejeitar JESUS, nada mais fizeram do que rejeitar a história plantada no passado que veio a se realizar em seus dias.

Perceber que sete mil (11:4) ou um para DEUS e mais que número, é ato de compaixão!

Fecha-se a ideia da SALVAÇÃO (10:5) para poucos na palavra remanescente segundo a "ELEIÇÃO da GRAÇA" (11:5).

Um eco de Efésios sobre a GRAÇA será importante lembrar.

Entendamos que PLENITUDE tem a ver com o próprio CRISTO: Romans 11:12   12 Ora, se a transgressão deles redundou em riqueza para o mundo, e o seu abatimento, em riqueza para os gentios, quanto mais a sua plenitude!

Compreender que a SALVAÇÃO é obra da GRAÇA é entender a razão de Paulo chamar a atenção inclusive dos enxertados: Romans 11:18   18 não te glories contra os ramos, e alerta: Romans 11:21  Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, também não te poupará.

Concluímos com esta palavra paulina: Romans 11:26-27   26 E, assim, todo o Israel será salvo, como está escrito: Virá de Sião o Libertador e ele apartará de Jacó as impiedades.  27 Esta é a minha aliança com eles, quando eu tirar os seus pecados.

Leia-se REMANESCENTE!

E tais todos, são os que DEUS escolheu.

A literatura bíblica nos impede de sermos universalistas, e não podemos duvidar da existência de inferno e céu, posto que perderia a razão de um e outro se todos fossem eleitos, salvos e agraciados pelo CHAMADO EFICAZ.

Não haveria árvore do conhecimento se DEUS não trouxesse ao homem a capacidade de crer e obedecer, e de pois deste, retirar toda liberdade da VIDA sem a fé no seu FILHO.

A VOCAÇÃO é irrevogável assim como os dons porque tudo se funde em JESUS CRISTO e se a ELE rejeitam, a ALIANÇA é perpétua, mas aos que a rejeitam, assim como ao FILHO, é-lhes retirada a capacidade de permanência, considerando ser DEUS o que REJEITA ou SALVA.

Então é isto: a predestinação tem a ver com o CHAMADO, e os que vieram pelo CHAMADO contido na PALAVRA, são os que o ESPÍRITO DIVINO convence das suas injustiças e assim se tornam participantes da GRAÇA, elemento central da ALIANÇA.

-----------------

Romanos 10:13-15 "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?

INVOCAR REQUER CONHECIMENTO, CONHECIMENTO REQUER A PALAVRA, A PALAVRA OUTRORA FORA ANUNCIADA E REJEITADA, O VERBO SE FAZ CARNE, È REJEITADO, A FÉ ELO OUVIR A PALAVRA DESPERTA QUEM CRÊ E SÒ CRÊ QUEM OUVE... simples e complexo...








Romanos 10:13-15

228

Sim! Há uma missão, um chamado, um SALVADOR; Há uma PALAVRA.


Romanos 10:13-15

"Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?

A tentativa de burlar o projeto de DEUS tem criado aberrações teológicas que nos permitem dizer: que bobagem é esta?

Porém, como dizia o velho teólogo, “a BÍBLIA é a mãe das heresias”, quando trabalhava a falsa interpretação, vamos entender o que Paulo diria: “quem é você, homem, para discutires com DEUS?

E desta frase vamos compreender que:


(a) este argumento de questionamento entra na história de judeus que rejeitam o SENHOR e sua VERDADE e de gentios que depois começam a se sentir os mentores da SALVAÇÃO;

(b) que não é vã a explicação paulina sobre a origem da fé, seu despertar, que tem sua raiz nos antigos escritos, mas que sua plenitude está em CRISTO, a quem Paulo dirá ser o “FIM DA LEI”;

 

Entendemos que a “dó” de pecadores, o apego a amados que se foram, a uma tentativa de dizer que DEUS é AMOR lançamos a SEMENTE a todos e fazemos de todos os solos, todos férteis locais para germinação da VIDA ETERNA – DESPERTE!

Nosso papel é um: PREGAR!

SE serão salvos, isto é, com QUEM manda. CREIA!

Por mais justos e cheios de compaixão que tentemos ser, QUEM resolve as demandas da SALVAÇÃO é o próprio OLEIRO, que dá ao homem a clareza de sua SOBERANIA, se dando a conhecer como SENHOR a quem ELE mesmo amou.


segunda-feira, 13 de maio de 2024

psalm 23


 

Romanos 7:18-19

 229

A fraqueza humana não deve ser a assinatura que autoriza ao pecado.


Romanos 7:18-19

"Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço."


Mais do que ninguém, Paulo era um exímio professor, um conselheiro, alguém com quem podemos contar quando se trata de questões que envolvam a nossa humanidade.

Paulo não endossa um permissão para pagarmos ou bos entregarmos, considerando nossa estrutura, nossa natureza adâmica.

Acima de tudo, ele vai nos orientar a:

(a) entendermos que sobre a velha natureza caída, herdada de Adão, está a natureza gerada por CRISTO, que nos instala o entendimento de lutar contra o pecado;

(b) lutarmos contra todo assédio externo e interno, submetendo nossos mais íntimos desejos ao SENHOR, a fim de nos apropriarmos das benesses do novo nascimento;

(c) termos a compreensão clara da justiça de DEUS aplicada sobre JESUS, que se põe na brecha de nossas vidas a fim de ser Mediador e Advogado, enquanto aqui vivermos.

Paulo queria deixar claro a todos nós que a vida cristã não é um parque de diversões, mas um ringue onde haverá lutas terríveis e que deveremos combater o bom combate, guardando a fé e cumprindo a carreira.

A vida é longa, dura, mas Paulo venceu e deixou claro que nós poderemos vencer, basta olhar fixo para o ALVO.

quinta-feira, 9 de maio de 2024

Esdras 6:22

230

Sabemos que o homem pode almejar voos, mas quem dá asas é DEUS.


Esdras 6:22 "Celebraram a Festa dos Pães Asmos por sete dias, com regozijo, porque o Senhor os tinha alegrado, mudando o coração do rei da Assíria a favor deles, para lhes fortalecer as mãos na obra da Casa de Deus, o Deus de Israel."


Vemos no livro de Esdras que o povo teve algumas sensações interessantes e creia, todas obras da PROVIDÊNCIA.

Nosso DEUS é SENHOR da história e tem seus decretos postos bem acima dos “decretos” humanos e com um detalhe muito simples: nenhum deles pode ser frustrado por nada ou ninguém.

Toda autoridade provém de DEUS”, mesmo as mais iníquas, pois servirão ao seu propósito.

Nabucodonosor, por exemplo, era instrumento de DEUS para subjugar os judeus desobedientes, assim como um Ciro vem para determinar o fim da angústia pela falta de temor a DEUS.

Estas são palavras chaves oriundas da ação de DEUS:


(a) Celebrar – produzir algo que fora determinado por DEUS, mas que havia sido abandonado – a Festa dos Pães Asmos;

(b) Regozijo e alegria produzidos por DEUS nas almas dos que foram libertos e renovados após o exílio;

(c) DEUS muda corações, pesa a mão sobre líderes que eram empecilho, e determina que tudo se cumpra, sempre dando forças aos que trabalham.


Quando JESUS vem dizer para não andarmos ansiosos, nada mais quer dizer do que “EU SOU O SENHOR e cuido dos meus sempre – CONFIE!”

-----------------------
-----------------------

Uma coisa interessante nas formas de agir do SENHOR é que ELE mesmo traz para a execução dos seus propósitos quem de fato será útil, independente das raízes e origens do povo.
Para os dias de Esdras em sua labuta para fazer a Casa de DEUS de novo, foram necessários muitas fases, mas algumas destaco aqui:

(a) Tatenai - "Quem vos deu ordem para reedificardes esta casa e restaurardes este muro?";
(b) Os olhos de Deus estavam sobre os anciãos dos judeus, de maneira que não foram obrigados a parar;
(c) Nós somos servos do Deus dos céus e da terra e reedificamos a casa que há muitos anos fora construída;
(d) Nossos pais provocaram à ira o Deus dos céus, ele os entregou nas mãos de Nabucodonosor;
(e) Ciro deu ordem para que esta Casa de Deus se edificasse;
(f) Que se busque nos arquivos reais se é verdade haver uma ordem do rei Ciro para edificar esta Casa de Deus, em Jerusalém;
(g) Na província da Média, se achou um rolo, e nele estava escrito um memorial;
(h) A despesa se fará da casa do rei;
(i) Tatenai - dos tributos dalém do rio, se pague, pontualmente, a despesa a estes homens, para que não se interrompa a obra, retirai-vos para longe dali e não interrompais a obra desta Casa de Deus.
(j) Também por mim se decreta que todo homem que alterar este decreto, que seja ele levantado e pendurado nela; e que da sua casa se faça um monturo.

Graça Comum! Vontade de DEUS! Soberania DIVINA!
Seja o nome que desejarmos dar às ações de DEUS sobre seu povo, podemos resumir tudo em um verso de Jó: "Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado" (Jó 42:2).

Josué 1:11

231

Confiar em DEUS não é mergulhar no nada, mas na certeza de que ELE é tudo.


Josué 1:11

"Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque, dentro de três dias, passareis este Jordão, para que entreis na terra que vos dá o SENHOR, vosso Deus, para a possuirdes."


Quando Moisés morre, DEUS incumbe a Josué continuar a marcha pela terra em direção ao seu destino final.

Neste tempo, muitos inimigos teriam que ser derrotados, muitas lutas enfrentariam, mas acaba se deparando, como Moisés, com um povo inconstante, medroso, condicionado às circunstâncias.

Mas tudo começa num verso interessante: “passe pelo arraial” (visibilidade) e disso veremos que:


(a) Josué deveria chamar o povo, costume de suas assembleias, reunião pela qual ele passaria não apenas ordens, mas estaria sendo visto como aquele que conduziria a todos pelo desconhecido;

(b) Josué recebe de DEUS a voz de encorajamento, de não temer inimigos e acima de tudo, confiar no que tudo faz e provê;

(c) Josué, neste capítulo, será exortado em seguir a NORMA, ou seja, a PALAVRA, pois esta seria a condição diferencial do povo de DEUS e dos povos conquistados.


Dirigidos pela PALAVRA DE DEUS, constantes em suas reações de obediência, haveria a resposta certa vinda de DEUS.

O caminho muitas vezes exige o uso do que temos em mãos a fim de chegarmos onde DEUS mandou – “provede-vos” – faça isso!


quarta-feira, 8 de maio de 2024

Salmo 40:4

232

Pender para a direção de mentirosos é pender para a desgraça da vida.


Salmo 40:4 "Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira."


Hoje estava na rua e num momento pensei na desventura do homem que se apoia em si mesmo, que confia em seus atributos pessoais, que pensa além do que deve de si mesmo.

Este arroga para si que tudo que é e tem são conquistas suas, por suas capacidades e algo inato, coisa de alguém dotado de inteligência independente.

Porém, ao conversar com um novo amigo, daqueles que parecem ter sido frutos do ETERNO em nossa vida, percebi este Salmo me falando que:


(a) A felicidade de quem confia em DEUS e seu poder infinito não precisa se estribar em nada do que fora por ELE criado;

(b) A felicidade de poder contar com o sumo-pastor em toda a estrada da vida é muito mais pertinente a quem herdará o REINO e a VIDA do que tantos que se iludem numa existência pequena com esta neste planeta;

(c) A arrogância é prima-irmã da soberba e destina aos que a ela se apegam a ruína, distante de todo bem-estar que DEUS revela e concede aos que se entregam a ELE e põe toda confiança NELE.


Claro está que “se o SENHOR não edificar a casa, o trabalho humano é vão”, pois confiar em DEUS é trabalhar junto com QUEM entende e sabe toda a finalidade da obra.

Confiar em DEUS é ser um ABENÇOADO filho.


Provérbios 31:28-29

Provérbios 31:28-29 "Seus filhos se levantam e a elogiam, seu marido também a elogia, dizendo: 'Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera'"

Um dos maiores valores que DEUS deposita sobre uma vida é a capacidade de gerar uma nova vida.

Isto pode ter dois sentidos: aquela mulher que recebe o dom de ser mãe fisicamente, que de fato é um grande milagre e aquela que recebe de DEUS o dom de cuidar, de ser mãe de coração e de oração.

Estes dois papeis se encontram no coração de quem DEUS de fato chamará de MÃE.

Não se trata de escolhas aleatórias como um lançamento de sorte.

É um CHAMADO, uma MISSÃO.

Cuidar de uma vida, de um filho, de alguém de forma integral é produzir um ser humano capaz de conhecer a DEUS, de ser um bom cidadão, alguém de caráter.

E claro, isto demanda tempo, e por isso muitas mães abrem mão de si mesmas para serem verdadeiras missionárias em seu lar, servas fiés a QUEM as chamou e capacitou para gerar e criar sob seus cuidados uma criança.

É dia de celebrar estas virtuosas mulheres que tanto se doam e se fazem presentes nos seus lares e igrejas, sempre ANAS, cuja oração é ouvida pelo SENHOR, e em cujo coração se escondem segredos de uma vida inteira.

Que nesta data, entre tantas datas, DEUS lhes capacite ainda mais, lhes faça reconhecidas servas de DEUS, amadas e elogiadas pelos seus amados, e que, como mulher e mãe, tenham seu destaque entre todas.

Ser mãe é um segredo revelado, pois em teu coração repousa o temor de DEUS, que te faz diferente de tudo, guerreira, vitoriosa, cheia de graça, cuja beleza está além dos adornos visíveis.

Seja mãe e saiba que DEUS é glorificado em tua missão e dedicação.

Pastor Carlos Puck

 


terça-feira, 7 de maio de 2024

2 Tessalonicenses 3:3

233

Quantos enigmas temos que desvendar em nós até sermos glorificados?


II Tessalonicenses 3:3 "Todavia, o Senhor é fiel; ele vos confirmará e guardará do Maligno."

Nossa resistência muitas vezes é provada de forma dura, vil e sem misericórdia – JESUS disse “livra-nos do mal”.

Mais ainda quando somos confrontados pela nossa própria natureza, pela dureza de nossa cerviz, alma que poderia ser pura, mas que viaja nas entrelinhas do amargo pecado.

Ah, dos pensamentos que me sobram vêm:

 

(a) doce esperança de poder mergulhar definitivamente nos braços do SENHOR, como meu PASTOR, fórmula que me tira do chão;

(b) doce providência e misericórdia que emergem desta presença de um PASTOR constante, que não dormita e nem falha, jamais pode mentir;

(c) doce afago do SENHOR à minha alma, que desvalida, teima em levantar do pó, toda suja a clamar pelo socorro do meu PASTOR.

 

Quisera DEUS nosso coração já estivesse na glória, livre desta baixa conduta, deste pó irracional, desta carne que se deleita em seus prazeres.

Ah! Quem dera pudesse eu estar hoje com o PAI, PASTOR de minha alma, a fim de ser tudo que ELE quer, sem macular AQUELE que é SANTO?

Oh! Desventura que invade a Terra, mesmo quando DEUS me dá a celebrar sua paternidade.

Sim! Esta é a minha esperança, doce esperança a se renovar, que me deixa livre do mal, ainda sendo o "desventurado homem que sou".