Salmo 127:1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam
O ser humano não cai em si mesmo.
Tenta provar sua independência de forças externas a ele e acaba sempre num buraco que não tem fundo.
Este poço tem nome: negação de DEUS.
Aqui não se trata de ateísmos ou apenas falsos conceitos.
Trata-se de um ser "criado à imagem e semelhança de DEUS" que deseja se livrar do CRIADOR, a fim de mostrar sua autonomia.
E sabemos que a primeira tentativa foi o diabo jogando o casal, Adão e Eva, contra a vontade de DEUS, provocando o que a Teologia chama de “queda”.
Escondidos de DEUS, correram para a primeira moita, numa tentativa de se esconderem de quem tudo vê.
Depois tentam fazer “roupas” para que sua nudez fosse coberta.
Tentaram edificar sua primeira casa: “abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si” (GN 3:7) – frustração pura.
DEUS põe fim a esta busca frenética do ser humano por um saber além daquilo que deveriam saber, que de fato não interessa à pureza do coração.
E DEUS reage: “Colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida” (GN 3:24) – impedidos de alcançar o ideal da Vida.
Adão não era um ser independente e precisava ouvir quem o criou, mas preferiu se rebelar, e com sua mulher escolheram o pior caminho: “o Senhor Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden” (GN 3:23) – DEUS mostra quem manda e continua mostrando até hoje.
O SENHOR é quem tem a sabedoria dos tempos e de como fazer melhor todas as coisas – devemos reconhecer isso para nossa felicidade.
Para isto, precisamos crer que esta é uma VERDADE ABSOLUTA, senão estaremos sempre “correndo atrás do vento”, como disse Salomão, semeando contra a Vida.
A vaidade humana é como o pó: sempre será esparramada pelo vento, até mesmo por brisas suaves e em nada se tornará.
Não é feio nos submetermos a quem nos criou.
Veja como o ser humano está criando máquinas à sua imagem e semelhança também, androides que dominam áreas que eram exclusivas da razão – mas tudo é programação de homens, sentem-se deuses - mas se esquece que tais máquinas estão subordinadas a ele, pois ele as programou.
Então, como somos racionais, precisamos urgente olhar para QUEM nos criou e entendermos definitivamente que “se o SENHOR não edificar a casa (nós), em vão estaremos edificando”.