Pesquisar este blog

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Isaías 55:6-7 / Mateus 6:33

Isaías 55:6-7 "Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar."

Mateus 6:33 "...buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino..."


(I)

O que está acontecendo?

Já percebeu que, embora esteja frequente na igreja, tua vida está complicada e afundando?

Ou já percebeu que o diabo está assediando tua vida de forma a destruí-la bem diante de teus olhos e você se nega a ver isso e buscar ajuda?

Certa vez me contaram, de forma irônica, um causo do papagaio que está sendo atacado pelo gato faminto, que rodeava sua gaiola e quando alguém, à distância perguntava à ave como estava, dizia: "melhor impossível", dando a entender que tudo estava no controle.

Até o momento que, já sendo comido pelo gato, a voz distante lhe pergunta: "louro, tudo bem?" - Logo responde, já sendo devorado: "melhor impossível".

Aprendo que temos que entender o perigo e a hora de pedir socorro.

E o verso diz:

(a) "busque em primeiro o Reino", mas sem se enganar dos ataques vis de satanás e dos cuidados com esta vida;

(b) "enquanto se pode achar" não se refere ao caráter temporal, mas de não deixar a coisa desandar por completo – entenda sua necessidade;

(c) "invocar enquanto está perto" é ter a noção de que o SENHOR está pronto a socorrer alguém que precisa com urgência DELE, e deve se converter de seus errados conceitos, inclusive com a ilusão de estar bem – o nosso inimigo está aí – acorde.


(II)

Reforçando a ideia dos versos escolhidos:


(a) somente busca quem reconhece a necessidade, o fato de estar fraco, e não tem soberba ou vaidade de não querer pedir ajuda para bater no peito;

(b) quem ouve a PALAVRA entende que DEUS está pronto a ouvir, mas que temos a necessidade de enquanto ainda podemos achar, olhar para alguém e gritar por socorro, ainda que DEUS seja a solução;

(c) invocação é saber que a presença deixa de existir, e o exílio vem;

(d) abandonar o caminho que traz o engano, a postura de quem é autossuficiente;

(e) são os ímpios que gostam de bater no peito e dizer que não precisam de ninguém;

(f) converter nem sempre tem a ver com a mudança da mente quanto a uma história de vida, mas lembre-se que Isaías diz isto ao povo de DEUS;

(g) DEUS exerce compaixão através do profeta, de alguém, de pessoas que podem auxiliar na busca de solução para a miséria que cerca a vida da pessoa, mas que sequer ela discerne o fato.


JESUS, em meio aos anseios pelo dia do amanhã, pelas necessidades a suprir, diz ao povo: “busque em primeiro lugar o REINO”, pois as coisas todas a traça e a ferrugem destruirão.

Foi um profeta, um apóstolo, uma pessoa que DEUS chamou e foi usada por ELE – fale com alguém.

Urgencie a busca por ajuda – não tenha vergonha.


(III)

Quero desencantar você que vive na igreja e orando nas praças, fazendo longas orações e esquecendo de que os humildes serão exaltados.

Humildade, na perspectiva de CRISTO, começa em reconhecer que todos precisamos de ajuda e a fonte de tal ajuda, muitas vezes, passa por reconhecermos que somos incapazes de discernir entre a mão esquerda e a direita.

Posto isto, vamos finalizar uma sequência dentro do que significa BUSCAR em PRIMEIRO o REINO:


(a) Todos nós somos carentes de DEUS através da ajuda que ELE mesmo promove mediante pessoas – lembra do problemão que Davi tinha? – DEUS usou Natã a fim de alertar de algo que o rei sabia, mas não discernia;

(b) Os povos que jogaram JESUS numa cruz sabiam do mal causado, de todas a rotina de tortura e JESUS, FILHO DE DEUS, clama ao PAI por ajuda, e recebe o consolo de um anjo, além da companhia que ELE mesmo pede aos seus amigos;

(c) Necessitamos de alguém que DEUS levanta em sua CASA para orientar e edificar cada um.


Para isto devemos despir-nos da dura cerviz, da arrogância ou prepotência, ou quem sabe, de ficarmos mentindo para nós e aos outros que estamos bem - este engano pode afundar a nossa vida – por isso peça ajuda, procure alguém.

Enquanto se pode achar”.


quinta-feira, 3 de outubro de 2024

Romanos 8:1

 Romanos 8:1 "Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus"

Quando somos trazidos para a CONVERSÃO, para o NOVO NASCIMENTO, sabemos que: “Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação" (Apocalipse 7:10) e que no céu diziam “Amém! O louvor, e a glória, e a sabedoria, e as ações de graças, e a honra, e o poder, e a força sejam ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém!” (Apocalipse 7:12), como sabedores da VERDADE revelada por Jonas (2:9) - "Ao Senhor pertence a salvação".

A VERDADE que traz esta louvação nos ensina:

(a)    Onde há SALVAÇÃO, há PERDÃO, há AMOR, há revelação ao coração de quem entende o CHAMADO, e é JUSTIFICADO MEDIANTE A FÉ, compreendendo que não será por obras, a fim que a GLÓRIA seja toda do SENHOR;

(b)   Que a LIBERTAÇÃO dos pecados que JESUS produziu aos seus ELEITOS, pela GRAÇA, vai além de nossa existência material, invadindo o TEMPO ETERNO junto com nosso DEUS, considerando que a PAZ e o DESCANSO são produzidos por CRISTO, além de nos dar um NOVO LAR nos põe diante de DEUS-PAI, de quem éramos inimigos;

(c)    Sabemos que os SALVOS herdarão a VIDA, e os perdidos, como trata o Salmo 1 e João 3:18, serão destinados ao FOGO ETERNO.

Quando compreendemos a inexistência da CONDENAÇÃO, ao nos entregarmos ao SENHOR de todo coração, e o confessarmos diante dos homens nesta vida, estamos atestando em nosso favor algo que muitos homens souberam no passado e que até mesmo no ambiente celeste se canta.

Os temas centrais da Reforma Protestante passam por este caminho, nos auxiliando na compreensão do GALARDÃO que recebemos de CRISTO: SOLA FIDE – Somente a Fé / SOLA SCRIPTURA – Somente a Escritura / SOLUS CHRISTUS – Somente Cristo / SOLA GRATIA – Somente a Graça / SOLI DEO GLORIA – Somente a Deus a Glória.

Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Romanos 5:1).

Confiar em DEUS vai além da Reforma Protestante – aponta para a nossa reforma pessoal, nossa conversão – só assim não haverá mais condenação.

(Pr. Carlos Puck)

terça-feira, 1 de outubro de 2024

João 8:36

O PERDÃO de DEUS é algo que não merecemos, mas que recebemos.


João 8:36 "Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.”


A libertação que JESUS veio trazer aos seus transcende as questões apenas terrenas.

Ela passa pela sua obra completa, desde as profecias em Adão até a sua vinda.

 

(a) Em Adão, pelo problema que causou nas relações com DEUS, vem a PALAVRA afirmando que da mulher viria uma semente;

(b) CRISTO toma forma de homem a partir de Maria e cumpre esta PALAVRA;

(c) Ao exercer seu ministério, agora, na cruz, todo pecado é castigado em JESUS;

(d) Ao ressuscitar JESUS mostra que a morte não tem mais poder e que todos estão livres da força da morte;

(e) Na sua vinda, JESUS separará os povos, entre joio e trigo, entre salvos e condenados;

(f) No JUIZO FINAL, a segunda morte (pior que a primeira) será evidenciada aos que não creram, receberam e confessaram JESUS como SALVADOR.

 

Nesta realidade aprenderemos sobre o PERDÃO e seu valor para a libertação, esta FORÇA DIVINA que nos liberta do cativeiro, na pessoa de CRISTO.

Davi expressa que "bem-aventurado todo aquele a quem o SENHOR não atribui iniquidade", sendo reforçado em “quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões

Se confessarmos os nossos pecados...ELE é FIEL e JUSTO para nos perdoar” - LIVRES, e convertidos!



------------
--------------------
"Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: 'Estou arrependido', perdoe-lhe".
Lucas 17:3-4

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça.
1 João 1:9

"Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados.
Isaías 43:25

Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,
Efésios 1:7

Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados.
Colossenses 1:13-14

Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.
Salmos 130:4

Ao Senhor, nosso Deus, pertence a misericórdia e o perdão; pois nos rebelamos contra ele
Daniel 9:9

Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam.
Salmos 86:5

Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor,
Atos 3:19

Agora, pois, te rogo, perdoa-me o meu pecado e volta comigo, para que adore o SENHOR.
1 Samuel 15:25