Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de outubro de 2024

DIA DE FINADOS e sua doutrina

DAS HERESIAS E SUAS ORIGENS - O HOMEM CAIU EM SEU PRÓPRIO ERRO.


DIA DE FINADOS

A data comemorativa é muito antiga no calendário católico, conforme explica a antropóloga e bacharel em Direito Mirella Braga, professora de Direito e Serviço Social da Unipê.

“Em artigo publicado em 2010 pela antropóloga Misia Reesink, ela nos endereça o dia de Finados ao início no século 11, sendo o dia designado pela Igreja Católica como data em que a Igreja Militante, ou seja, os vivos católicos, se lembra e se apieda da Igreja Penitente, que são as almas ainda não completamente salvas”, explica a professora.

Quanto à origem das comemorações, a antropóloga diz que a festa foi instaurada pelo abade Odilon, de Cluny, na França, por volta de 1030, expandindo-se, em pouco tempo, por todo o mundo católico como celebração de seus mortos.

Odilo de Cluny (809//998), sugeriu dataals aos membros de sua abadia que, todo ano, naquele dia, dedicariam suas orações à alma daqueles que já se foram. A ação de Odilo resgatava um dos elementos principais da cosmovisão católica: a perspectiva de que boa parte das almas dos mortos está no Purgatório, passando por um processo de purificação para que possam ascender ao Paraíso.

No estado de purgação, as almas necessitam, segundo a doutrina católica, de orações dos vivos, que podem pedir para elas a misericórdia divina e a intercessão dos santos, da Virgem Maria e do principal mediador, o Deus Filho, Jesus Cristo. Nos séculos da Baixa Idade Média (X ao XV), a prática de orações pelas almas dos mortos tornou-se bastante popular na Europa, ficando conhecida pela alcunha de “Dia de todas as Almas”. Essa prática remonta ao período do cristianismo primitivo, dos séculos II e III, quando os cristãos perseguidos pelo Império Romano enterravam e rezavam por seus mortos nas catacumbas subterrâneas da cidade de Roma.

https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/11/02/comemoracao-de-todos-os-fieis-defuntos.html

=======

DO CATECISMO ROMANO

335. Na sua liturgia, a Igreja associa-se aos anjos para adorar a Deus três vezes santo (194); invoca a sua assistência (como na oração "In paradisum deducant te angeli - conduzam-te os anjos ao paraíso" da Liturgia dos Defuntos (195), ou ainda no «Hino querubínico» da Liturgia bizantina (196), e festeja de modo mais particular a memória de certos anjos (São Miguel, São Gabriel, São Rafael e os Anjos da Guarda).

958. A comunhão com os defuntos. «Reconhecendo claramente esta comunicação de todo o Corpo místico de Cristo, a Igreja dos que ainda peregrinam venerou, com muita piedade, desde os primeiros tempos do cristianismo, a memória dos defuntos; e, "porque é um pensamento santo e salutar rezar pelos mortos, para que sejam livres de seus pecados" (2 Mac 12, 46), por eles ofereceu também sufrágios» (521). A nossa oração por eles pode não só ajudá-los, mas também tornar mais eficaz a sua intercessão em nosso favor.

1032. Esta doutrina apoia-se também na prática da oração pelos defuntos, de que já fala a Sagrada Escritura: «Por isso, [Judas Macabeu] pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres das suas faltas» (2 Mac 12, 46). Desde os primeiros tempos, a Igreja honrou a memória dos defuntos, oferecendo sufrágios em seu favor, particularmente o Sacrifício eucarístico para que, purificados, possam chegar à visão beatífica de Deus. A Igreja recomenda também a esmola, as indulgências e as obras de penitência a favor dos defuntos:


«Socorramo-los e façamos comemoração deles. Se os filhos de Job foram purificados pelo sacrifício do seu pai (627) por que duvidar de que as nossas oferendas pelos defuntos lhes levam alguma consolação? [...] Não hesitemos em socorrer os que partiram e em oferecer por eles as nossas orações» (628).

1055. Em virtude da «comunhão dos santos», a Igreja encomenda os defuntos à misericórdia de Deus e oferece em seu favor sufrágios, em particular o santo Sacrifício eucarístico.


1371. O sacrifício eucarístico é também oferecido pelos fiéis defuntos, «que morreram em Cristo e não estão ainda de todo purificados» (196), para que possam entrar na luz e na paz de Cristo:


«Enterrai este corpo não importa onde! Não vos dê isso qualquer cuidado! Tudo o que vos peço é que vos lembreis de mim diante do altar do Senhor, onde quer que estejais» (197).


«Depois [na anáfora], nós rezamos pelos santos padres e bispos falecidos, e em geral por todos aqueles que morreram antes de nós, certos de que isso será de grande proveito para as almas em favor das quais tal súplica se faz, enquanto está presente a vítima santa e temível [...]. Apresentando a Deus as nossas súplicas pelos que morreram, tenham embora sido pecadores, nós [...] apresentamos Cristo imolado pelos nossos pecados, tornando assim propício, para eles e para nós, o Deus que é amigo dos homens» (198).


1414. Enquanto sacrifício, a Eucaristia é oferecida também em reparação dos pecados dos vivos e dos defuntos e para obter de Deus benefícios espirituais ou temporais.


1471. A doutrina e a prática das indulgências na Igreja estão estreitamente ligadas aos efeitos do sacramento da Penitência.


O QUE É A INDULGÊNCIA?


«A indulgência é a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições, pela acção da Igreja, a qual, enquanto dispensadora da redenção, distribui e aplica por sua autoridade o tesouro das satisfações de Cristo e dos santos» (79). «A indulgência é parcial ou plenária, consoante liberta parcialmente ou na totalidade da pena temporal devida ao pecado» (80). «O fiel pode lucrar para si mesmo as indulgências [...], ou aplicá-las aos defuntos» (81).


1479. Uma vez que os fiéis defuntos, em vias de purificação, também são membros da mesma comunhão dos santos, nós podemos ajudá-los, entre outros modos, obtendo para eles indulgências, de modo que sejam libertos das penas temporais devidas pelos seus pecados.


Salmo 73:25-26

Quem é DEUS para nós? Onde temos buscado repouso? Confiamos Nele?


Salmo 73:25-26 “A quem tenho eu no céu senão a ti? E na terra não há quem eu deseje além de ti. A minha carne e o meu coração desfalecem; mas Deus é a fortaleza do meu coração e a minha porção para sempre.”

Precisamos decidir a quem seguimos e em quem confiamos.

Há uma disputa e até mesmo um conflito no coração de cada um.

Temos nossas certezas quanto à fé, mas quando os céus escurecem, ameaçando tempestade, deixamos correr em nossos pensamentos a insegurança de quem somos e de quem é Jesus em nossa história.

Assim, precisamos nos certificar de:

(a) Buscaremos outro recurso além de nossa esclusiva confiança no SENHOR que tudo tem feito para nos levar por caminhos seguros?

(b) Teremos alguém que exerça mais segurança em nossas vidas aqui nesta Terra, onde apenas somos peregrinos?

(c) Permitiremos que o cansaço nos tome conta de sensações a ponto de deixarmos que nossas emoções nos iludam e nos façam ter mais espaço em nós do que Deus?

Precisamos responder com segurança sobre estes temas, pois nossa “fortaleza e porção” deve ser o Salvador Jesus, que nos deu a Vida além desta, e nos fez assentar em lugares altos de onde podemos estar seguros.


Salmos 73:25-26

Inspira-me Deus...

Salmos 73:25-26

A quem tenho eu no céu senão a ti? 

E na terra não há quem eu deseje além de ti. 

A minha carne e o meu coração desfalecem; 

mas Deus é a fortaleza do meu coração

e a minha porção para sempre.

--------

Acampas em meu coração,

Rei da Glória, Rei dos reis.


Tomas meu coração

Que enganoso naufraga

Nestes mares sombrios. 


A quem tenho além de Ti

Quando digo à minh'alma:

Porque te perturbas

Dentro de mim?


Puseste em mim

Teu Santo Nome

Derramas teu Amor.


A quem tenho no Céu

Além de Ti, meu Senhor?


Vejo teu rosto

Sinto teu sopro

Alivias minha dor

Renovas meu viver:


Tu és fortaleza nesta angústia

És a minha porção:

A quem temerei?


Neste Céu

Somente tenho a Ti.


Olho para a cruz

E nos brados de teu Filho

Encontro teu consolo

Tua força e teu poder.


E assim ressurjo

Para te louvar

E neste tempo novo

De todo coração te adorar.


Somente tenho a Ti.

Somente espero en Ti.

Tu és meu CRISTO 

Sempre vou te amar.


Esquece-me

Esquece-me entre os lírios

Deixa-me partir entre pássaros

E andar entre borboletas:

É neste estar que me encontro.


Esquece-me nas linhas de poemas

E deixa-me ser apenas entrelinha

Numa composição de apagadas letras:

Apenas faça de conta.


Se esquece-me ali no reduto solitário

Certo estarei de que te fiz feliz

Um ser completo


Cuja permanência trazia esperança

Ente comedido e sensato

De alguém que já me deixou.

quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Livra-te de mim

Livra-te de mim

E te farás um favor.

Repercuta em teu coração

Minha amarga dor.

E percebas que logo

Ou de repente

Parti.


Escondas de mim teu riso

Pois não o mereço

Embaralho-me em lágrimas

Como num jogo de cartas

Onde já deixei de jogar.


Busca em mim apenas adeus

E por mim, pede a Deus

Que nesta existência

Por um canto

Encontre a Paz que necessito.


Busca-me entre os bancos vazios

E mostra-me luz

Pardo aventureiro

Um sabiá, cantador, feliz.

Quem sabe nisto me encontre

E assim possas me ver sorrir.


Por enquanto abasteço-me

Em postos que vejo vento

Livre sopro em minha alma,

Este que tu poderias usar

E por acaso, amar, sem amar.


Esta é a minha trova,

Música que estrova

A minha chance de viver mais.


Este é meu poema,

Carta aberta aos tempos

E numa história louca

Um ponto final,

Gritando por três pontinhos.


Vivi e tenho esta plena certeza...

E se viver... terei ainda mais incerteza.


Apenas me resto

Num casto mundo

Em que nuvens se formam claras sob o sol

Para anunciar a água que tanto te pedi.


Em teus braços, hoje, noite adentro

Descanso no descaso

E no acaso me protejo de mim.

Basta mais uma letra

Linha que alinhava duros brados.


A ode presente é para ti

Inebriante servo e ser humano

Que se torna invisível

Mas que sustento pela fé.


Ode do dia que nasce

E pode o dia que nasce

Trazer féculas e areia

Alças e madeira

Olhos fechados

Lacrimais sensações?


Prossigo.

Pergunto.

Imploro.

Mas me deixo.

Me queixo.

E me destituo de mim.

Clara noite que se vai.


Tecida está esta escrita

Como que em tecido rasgado

Uma coisa sem forma e vazia

Porém, esperando,

Renovo e outro,

Quem sabe uma flor.


Livra-te de mim

E te farás um favor.

Colossenses 3:23

Reforma? Sim. De tudo. Inclusive na mente e nos hábitos humanos.

Colossenses 3:23 “Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens...”

A centralidade do homem na história acabou por nos mostrar o caráter real da "depravação total", um dos temas da teologia aponta para nossa natureza descendente de Adão.

Mesmo JESUS tendo vindo à Terra, o que foi feito com ELE, o JUSTO, foi darmos a ELE a cruz.

ELE foi, é e sempre será a SOLUÇÃO de DEUS para os pecadores, ainda mais pensando na sua ETERNIDADE.

Mas vejamos:

(a) quando realizamos algo, se não fizermos para o SENHOR, o faremos para nos fixarmos como a imagem ideal de ser humano, o que é um engodo;

(b) os lugares de destaque numa sociedade surgiu para saciar a sede de poder e desejo de procuramos os primeiros lugares;

(c) nada novo, se olharmos na perspectiva de CRISTO, que esvaziou-se para que o PAI aparecesse, assim como João diria que "ELE cresça e eu diminua".

"Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto" (3:1) e "tudo o que fizerem, seja em palavra seja em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus" (3:17).


terça-feira, 29 de outubro de 2024

Uma palavra com teor de consolo, esperança e renovo

João 15:11 "Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.”

----------------------

(Parte I)

DEUS não faz nada pela metade. ELE sempre quer tudo completo.

Significados importantes nosso irmão João nos traz.

Paulo traria uma fala assim: "Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé" e "estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus".

Mas o sabor de João, neste gozo completo vem de tantos frutos produzidos e da boa mão do Senhor sobre os seus, àqueles que receberam ordens e assim obedeceram.

Ser "árvore plantada junto às águas" mostra que precisamos estar muito ligados a quem manda, a quem supre, a quem sustenta.

Se "o crescimento vem de DEUS", certamente "nenhum dos seus planos será frustrado, pois o nosso REDENTOR vive".

Sabemos que “não estamos órfãos”, pois somos chamado de “amigos e mais, de filhos”.

Filhos do Amor.

E como isto é importante e útil, a fim de que possamos trabalhar sem temer e “servirmos eternamente com o NOME em nossa fronte gravado, o NOME do CORDEIRO" (Ap 22:3-4).

Alívio que nos traz a SANTA ESCRITURA, da qual podemos nos alimentar diariamente, como fonte inesgotável de avivamento...

---------------------

(Parte II)

...Da Palavra temos o recurso antecipado das fontes de águas da vida.

Sim, pois este “gozo completo” tem seu clímax aqui: "o vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho" (Ap 21:7), "o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos" (Ap 22:5).

Este GOZO aparece em Apocalipse de João:

21:3 Deus habitará com eles

21:4 E lhes enxugará dos olhos toda lágrima

21:4,5 As primeiras coisas passaram, eis que faço novas todas as coisas

21:6 A quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida

22:3 Nunca mais haverá qualquer maldição

22:5 O Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos

22:14 Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas

22:7 Eis que venho sem demora

22:17 O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem!

20:12;15 O Livro da Vida foi aberto; se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo -


--------------------------------

Isaías 4:2  “...aqueles que Naquele dia O RENOVO DO SENHOR será cheio de beleza e de glória; e o fruto da terra excelente e formoso para os que escaparem de Israel.

Quando pensamos no messiânico servo de DEUS cujo nome é Isaías, tendemos a imaginar um homem cuja vida era cheia de vanglórias e sucesso.

O sucesso de homens como este não estava em não sofrer, mesmo sendo poderosamente usado pelo SENHOR.

Seu sucesso era a sua obediência até a sua morte e, segundo se fala na tradição, de ser cortado ao meio pelos seus algozes.

Sua mensagem permeava o futuro, de um CRISTO que seria o Renovo, e assim como ele, sofreu até a morte pela sua mensagem.

(a) Tratar das coisas do Reino aqui na Terra não é tão simples, nem tampouco apenas aplausos;

(b) Mexer com o seu tempo, seu contexto, na história, nem sempre se ouvirá palestras motivacionais, por quem é motivado por um CRISTO que aparece aos olhos como alguém de quem os homens escondiam o rosto (53).

Precisamos acordar para a mensagem de ESPERANÇA do RENOVO, pois isto alimentará nossos dias, quando olharmos para galhos secos e percebermos que DEUS pode verdejar.

--------------------

Apocalipse 5:12 “Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor.”


O que um morto faria com todo este aparato?

Homenagear mortos se torna vazio, quando ele mesmo não pode escutar, sentir.

No entanto, lidamos com CRISTO, que está assentado a destra do PAI, vivo, de onde virá exercer seu JUIZO.

Precisamos acordar para esta realidade de JESUS, num momento tão sublime quando celebramos a CEIA, que aponta para seu SACRIFÍCIO, tendo a consciência madura de que ELE não está ali, mas que determinou que assim procedêssemos.

Obedecer significa:

(a) dar valor e honrar - eis que estou convosco até a consumação dos séculos (Mateus 28:20);

(b) Ele vive e por isso disse façam isto até que eu volte - celebrar o SACRAMENTO é uma forma de glorificar ao Cordeiro morto (1 Coríntios 11:26-29);

(c) Participar da mesa, é sentar-se com ELE numa figura do que será o GRANDE DIA (Mateus 26:29).

Precisamos entender que trata-se de uma VERDADE a ser vivida diariamente, e nos convencermos definitivamente de que se não tenho prazer na MESA aqui, não terei parte no que está preparado para os seus amados.


Poesia: Eis que na cruz

 Eis que na cruz aprova DEUS

A morte de seu FILHO

Para nos atrair para ELE

Nos dando o perdão e amor

Que tínhamos perdido.


Ah, que AMOR e que obra

Fez em nossa alma,

Renovando a esperança

E semeando a VIDA ETERNA,

Abrindo caminho

Em CRISTO para estarmos

Para sempre com ELE.


Que força teve o brado na cruz

As dores dos cravos

E sua solidão.


Mas não ficou preso, morto

E ressuscitou,

Mostrando a todos

Que nada nos separa do nosso DEUS.


Que bela obra feita em nós

Quando, agora, podemos a DEUS

Chamar de PAI.


Somos amigos e eleitos de DEUS

Salvos pela GRAÇA,

Mergulhados na VERDADE

E vivendo pela fé,

Jamais com nossa força

Mas pelo PODER DE DEUS.


Ah, ESPÍRITO SANTO,

Como é doce tua voz

Quando nos chama

Para sabermos que somos

Filhos de DEUS.


Bendito CORDEIRO SANTO

Que agora é a razão da VIDA

A nossa GRAÇA imerecida

Que nos leva à glorificação.


Eis que vem sem demora

SENHOR de nossas vidas

E assim te esperamos,

Felizes, cantando MARANATA,

Ora vem Senhor JESUS.


---Carlos Puck---

segunda-feira, 28 de outubro de 2024

Poesia - Flor que cai

Flor que cai


Não é uma flor que seca

Ou a pétala que cai

Que nos faz perder o encanto

Ou pela flor, derramar o pranto.


Mas a graça do pólen

Que não viaja mais

E que constrói - 

Cada palavra que destrói.


Ah, que bela seria a melodia

Que esperamos um dia

Ver a tão seca flor


Revestida de tanto amor

E renascida

Voltar a brotar.


É apenas o tempo

Amigo Tempo,

Melindroso sintoma que apaga

E ao coração afaga.


É o tempo, o calor das mãos

Que não arrancam a flor

Mas a levam ao coração

A quem precisa de tanto calor.


Assim é o poema

Poesia de quem se perde em letras

Apenas para dizer o que sente

E sente vontade de apenas ter

Amor.


--Puck--

Outubro 2024

João 15:11

DEUS não faz nada pela metade. ELE sempre quer tudo completo.

João 15:11 "Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.”

(Parte I)

Significados importantes nosso irmão João nos traz.

Paulo traria uma fala assim: "Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé" e "estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus".

Mas o sabor de João, neste gozo completo vem de tantos frutos produzidos e da boa mão do Senhor sobre os seus, àqueles que receberam ordens e assim obedeceram.

Ser "árvore plantada junto às águas" mostra que precisamos estar muito ligados a quem manda, a quem supre, a quem sustenta.

Se "o crescimento vem de DEUS", certamente "nenhum dos seus planos será frustrado, pois o nosso REDENTOR vive".

Sabemos que “não estamos órfãos”, pois somos chamado de “amigos e mais, de filhos”.

Filhos do Amor.

E como isto é importante e útil, a fim de que possamos trabalhar sem temer e “servirmos eternamente com o NOME em nossa fronte gravado, o NOME do CORDEIRO" (Ap 22:3-4).

Alívio que nos traz a SANTA ESCRITURA, da qual podemos nos alimentar diariamente, como fonte inesgotável de avivamento...

(Parte II)

... Da Palavra temos o recurso antecipado das fontes de águas da vida.

Sim, pois este “gozo completo” tem seu clímax aqui: "o vencedor herdará estas coisas, e eu lhe serei Deus, e ele me será filho" (Ap 21:7), "o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos" (Ap 22:5).

Este GOZO aparece em Apocalipse de João:

21:3 Deus habitará com eles

21:4 E lhes enxugará dos olhos toda lágrima

21:4,5 As primeiras coisas passaram, eis que faço novas todas as coisas

21:6 A quem tem sede, darei de graça da fonte da água da vida

22:3 Nunca mais haverá qualquer maldição

22:5 O Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos

22:14 Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas

22:7 Eis que venho sem demora

22:17 O Espírito e a noiva dizem: Vem! Aquele que ouve, diga: Vem!

20:12;15 O Livro da Vida foi aberto; se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo -

Isaías 4:2

Ah! Isaías! Tão pontual em seu profetismo. O Espírito Santo fala sempre.


Isaías 4:2  “...aqueles que Naquele dia O RENOVO DO SENHOR será cheio de beleza e de glória; e o fruto da terra excelente e formoso para os que escaparem de Israel.”


Quando pensamos no messiânico servo de DEUS cujo nome é Isaías, tendemos a imaginar um homem cuja vida era cheia de vanglórias e sucesso.

O sucesso de homens como este não estava em não sofrer, mesmo sendo poderosamente usado pelo SENHOR.

Seu sucesso era a sua obediência até a sua morte e, segundo se fala na tradição, de ser cortado ao meio pelos seus algozes.

Sua mensagem permeava o futuro, de um CRISTO que seria o Renovo, e assim como ele, sofreu até a morte pela sua mensagem.


(a) Tratar das coisas do Reino aqui na Terra não é tão simples, nem tampouco apenas aplausos;

(b) Mexer com o seu tempo, seu contexto, na história, nem sempre se ouvirá palestras motivacionais, por quem é motivado por um CRISTO que aparece aos olhos como alguém de quem os homens escondiam o rosto (53).


Precisamos acordar para a mensegem de ESPERANÇA do RENOVO, pois isto alimentará nossos dias, quando olharmos para galhos secos e percebermos que DEUS pode verdejar.



domingo, 27 de outubro de 2024

Poema: Vi, e vi.

Via o Senhor indo adiante

Estrada que me levava à Vida

Percebia seu cuidar

E confiava que tuda daria certo.


Desta vida sabia não levar nada

Que aqui nada era definitivo

E que, como peregrino,

Assim meus dias seriam.


Acordei numa noite

Aflito, com medo, não via nada

E de joelhos buscava a razão de viver

Mesmo diante do terror visível.


Tomei a chave da esperança

Peguei-a firme nas mãos

E alimentei minha alma

Com o que vinha à mente.


Vi, nesta dura dor,

Que entre noites e dias

Poderia crer que ELE

JESUS era o mesmo sempre.


Entendi, com dores como de parto,

Que "meu Redentor vive"

Pois nem a morte o prendeu

Ainda menos o passado...


E agora posso cantar alegre

Com gozo na alma

Em meio às ondas altas

Que sempre chega a bonança.


Agora é manhã

E vivo o novo tempo,

O novo dia

O dia que o Senhor me deu.



 

sábado, 26 de outubro de 2024

Isaías 40:30-31

DEUS sempre será o primeiro recurso de seus filhos, ninguém ou nada mais.


Isaías 40:30-31 “...aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças...”


Estudando a PALAVRA DE DEUS nesta semana, veio ao meu coração tratar do RENOVO, da PESSOA DE CRISTO, que é o CENTRO de toda a REVELAÇÃO.

Entre tantos versos me deparei com este de hoje - DEUS nos leva à fé para:

(a) Sabermos com convicção que ELE está presente nos dias maus, nos bons, em todo tempo, trazendo o alívio, ainda que no meio do deserto;

(b) Sabermos que ELE guarda os passos do homem bom, pois sendo ELE o SENHOR presente nas tribulações, não recorreremos a cavalos ou carros;

(c) Sabermos que esperar muitas vezes pode nos levar a lugares ermos, zonas escuras, porém, observando seu PODER e GRAÇA, que renovam nossas forças.

De Torre Forte, Salvação, refúgio, Fortaleza, Socorro... podemos dizer muito sobre nosso DEUS.

Mas quando falamos, acabamos correndo o risco de usarmos como amuletos ou jargões, frases meramente motivacionais.

Reflita nisto: DEUS foi junto do povo quando ELE mesmo os chamou para uma nova vida.

Será que cremos assim, quando sofremos?

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Salmo 1:1

A sutileza de satanás nunca alcança quem tem a PALAVRA firme na alma.

Salmo 1:1 “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.”

Acostumamos!

Talvez esta seja a forma mais simples de tratar a sociedade toda nestes tempos de humanidade, inclusive a turma de igrejas.

Tornamos comum hábitos, culturas, manias, propostas e filosofias.

Muitos dos que adentraram às portas da “caverna” permaneceram na escuridão e pelo simples fato de desejo de explorar.

O Salmo 1 mostra que não se torna fácil:

(a) parar depois que começou a andar;

(b) detém, ou seja, que toma lugar com ou de alguém e de repente gosta;

(c) a pessoa andou, se deteve ali e agora se assentou, mostrando que a proposta foi boa.

Ímpios, pecadores e escarnecedores são classes de gente que um dia preferiram a escuridão das ideias e do coração, e ali permaneceram, e tem um fim: “os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos... o caminho dos ímpios perecerá” (1:5-6).

Me lembra muito Eva, desobedecendo.

Portanto e por um tanto, permaneça no CAMINHO, na VERDADE e na VIDA – JESUS!

 

 


quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Provérbios 4:13

Muitos cairão à nossa direita, mas por terem cedido aos maus conselhos.

Provérbios 4:13 “Retém a instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.”

A expressão “reter” tem muito a ver com a perseverança, com absorver os ensinos para fortalecer a fé, manter-se na caminhada a fim de cumprir sua carreira, numa proximidade da fala de Paulo: “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus” (2 Timóteo 3:14,15).

 

(a) Provérbios 4:1-2 “Ouvi, filhos, a instrução do pai e estai atentos para conhecerdes o entendimento; porque vos dou boa doutrina; não deixeis o meu ensino”;

(b) Provérbios 4:10  Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida”;

(c) Provérbios 4:14  Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus”.

 

O Salmo 1 nos habilita o entendimento claro do que devemos fazer e a recompensa por não estarmos perdidos pelas nossas ideias e escolhas.

Precisamos entender o valor de ser “bem-aventurado”, e assim, vivermos adequadamente.

Nosso SENHOR está pronto a derramar ricas bênçãos, porém precisamos receber e guardar a instrução, a sabedoria, a PALAVRA DE DEUS.


1 Samuel 7:12

Importância do testemunho hoje: Ele é o mesmo sempre.


1 Samuel 7:12 "Então Samuel pegou uma pedra e a ergueu entre Mispá e Sem; e deu-lhe o nome de Ebenézer, dizendo: Até aqui o Senhor nos ajudou."


Olhamos para nossos dias e percebemos que os assuntos se tornam escassos.

A Bíblia me consola nestas horas, pois vendo o que ela traz de mensagem, consigo me fazer presente naquele contexto.

Mas o aprendizado deve ser seguido também com a nossa história com DEUS.

O Senhor relata algo de sua Providência.

E não pode parar, afinal, cada grão de arroz que comemos é pela boa mão do Senhor.

Mas não posso e nem devo encerrar as ações divinas no passado.

Conto tudo e mesmo no presente, este tal testemunho.

Ora, não temos nada no futuro palpável e claro, podemos sim, falar das promessas de uma Eternidade cheia de CRISTO e do PAI.

Mas hoje, quem é DEUS para nós e o que ELE tem feito?

Há um hino muito cantado nos nossos cultos ao Senhor: "conta as bênçãos, dize-as quantas são, recebidas da divina mão, vem dizê-las todas de uma vez e verás surpreso quanto Deus já fez"... (J. Oatman Jr - 1856/1926 / E. O. Excell).

Bem, segue meu estímulo de sairmos do medo de contar as bênçãos e falar de tantos benefícios para conosco da parte do nosso Deus (Salmos 116:12).

Tudo que DEUS faz é de suma importância para edificar nosso próximo – Encoraje-se e fale!


2 Pedro 3:3-4

 Ficar firme na fé não é apenas uma proposta, mas uma condição da fé.


2 Pedro 3:3-4 "Eles dirão: “O que aconteceu com a promessa sobre a volta de Cristo? Desde que os nossos antepassados morreram, todas as coisas continuam do mesmo jeito que eram desde o princípio da criação!”

Ouvindo um pastor, já ancião, falando acerca das últimas coisas e da multiplicação da impiedade, vejo motivo para nos aprofundarmos ainda mais nos nossos conceitos de perseverança, posto que muitos podemos ser postos à prova.

E pensei mesmo umas coisas: que para mexer com a fé, nem sempre nos atacam diretamente, mas aos nossos mais chegados, como filhos, cônjuges ou pais e amigos.

Disso, percebo o valor da fé bíblica:

(a) os apóstolos viram em seus dias a dor de permanecerem fieis a princípios – hoje, nos dias de partidos comunistas que perseguem os bons costumes e assim os praticantes da fé, têm posto à prova quem se diz parte da fé cristã;

(b) os argumentos de sistemas sempre passarão pelo critério deles, e não bíblicos – colocarão a PALAVRA DE DEUS em xeque, a fim de enfraquecer convicções morais, dando valor a imoralidade;

(c) desestimularão, por pressão, seja cadeia ou provações, a prática de nossas vozes, pregações, valores cristãos.

Por que motivo digo tais coisas?

Paulo viu em Corinto pessoas duvidando da ressurreição e mesmo dentro da comunidade – logo se colocou contra (1 Coríntios 15:12-13).

Ou preservamos nossa fé em CRISTO ou abriremos mão dela, para estarmos inseridos neste sistema.


quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Salmos 33:1

Salmos 33:1, 22 "Exultai, ó justos, no SENHOR! Aos retos fica bem louvá-lo"


Um dos salmos de Davi que fala sobre pecado perdão, confissão e misericórdia é o 32.


O Salmo 33 abre com a expressão "aos retos" e vamos entender que: (1) pecadores não arrependidos não têm acesso a DEUS considerando que o pecado os separa de DEUS; (2) pecadores não confessos perdem o que chamamos de oportunidade de acesso; (3) pecadores sem um ADVOGADO não têm como entrar na presença de DEUS por ser ELE SANTO; (4) pecadores que passam por CRISTO, têm seu coração arrependido, que confessaram seu pecado seja qual for e deste se livrou, a fim de manter-se diante do SANTO DEUS...

Estes podem ser chamados de retos.

Adequadas as suas vidas a DEUS e a CRISTO, estar em pecado deverá certamente trazer desconforto, incômodo, tristeza.

Se porventura a pessoa peca, acha que tudo está normal, e que DEUS tem que recebê-la como está para ficar como está, tal pessoa não nasceu de novo, não entendeu o chamado à SANTIDADE e tampouco conhece um SALVADOR SANTO que é JESUS. 

Pegar credos humanos envoltos em vontades e desejos decaídos apenas atestará que tal pessoa vive um equívoco, uma cegueira que o levará ao interno.

Estar consciente de que o céu é o local dos retos, é perceber o Salmo 1 ecoando sobre todos os salmos.


Somente aos retos é que se torna lícito e recebido o louvor.

--------------------------

33:22 "Seja sobre nós, SENHOR, a tua misericórdia, como de ti esperamos"

2 Pedro 3:3-4

Ficar firme na fé não é apenas uma proposta, mas uma condição da fé.


2 Pedro 3:3-4 "Eles dirão: “O que aconteceu com a promessa sobre a volta de Cristo? Desde que os nossos antepassados morreram, todas as coisas continuam do mesmo jeito que eram desde o princípio da criação!”

Ouvindo um pastor, já ancião, falando acerca das últimas coisas e da multiplicação da impiedade, vejo motivo para nos aprofundarmos ainda mais nos nossos conceitos de perseverança, posto que muitos podemos ser postos à prova.

E pensei mesmo umas coisas: que para mexer com a fé, nem sempre nos atacam diretamente, mas aos nossos mais chegados, como filhos, cônjuges ou pais e amigos.

Disso, percebo o valor da fé bíblica:

(a) os apóstolos viram em seus dias a dor de permanecerem fieis a princípios – hoje, nos dias de partidos comunistas que perseguem os bons costumes e assim os praticantes da fé, têm posto à prova quem se diz parte da fé cristã;

(b) os argumentos de sistemas sempre passarão pelo critério deles, e não bíblicos – colocarão a PALAVRA DE DEUS em xeque, a fim de enfraquecer convicções morais, dando valor a imoralidade;

(c) desestimularão, por pressão, seja cadeia ou provações, a prática de nossas vozes, pregações, valores cristãos.

Por que motivo digo tais coisas?

Paulo viu em Corinto pessoas duvidando da ressurreição e mesmo dentro da comunidade – logo se colocou contra (1 Coríntios 15:12-13).

Ou preservamos nossa fé em CRISTO ou abriremos mão dela, para estarmos inseridos neste sistema.


----------------

1 Corinthians 15:12-13   12 Ora, se é corrente pregar-se que Cristo ressuscitou dentre os mortos, como, pois, afirmam alguns dentre vós que não há ressurreição de mortos?  13 E, se não há ressurreição de mortos, então, Cristo não ressuscitou.

Paulo escreve a crentes.


2 Pedro 3

3 tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões

4 e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.

9 Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada;

11 Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade,

12 esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.

13 Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.11 deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade,

17 Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza;

18 antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.


Hebreus 10

O privilégio de acesso dos crentes à presença de Deus

19 Tendo, pois, irmãos, intrepidez para entrar no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus,

20 pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou pelo véu, isto é, pela sua carne,

21 e tendo grande sacerdote sobre a casa de Deus,

22 aproximemo-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura.

23 Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.

24 Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.

25 Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima.


35 Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.

36 Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa.

37 Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará;

38 todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma.

39 Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.





domingo, 20 de outubro de 2024

2 Coríntios 3:2-4

Atestamos em nós a obra do ESPÍRITO, e somos chamados a viver para ELE.


2 Coríntios 3:2-4

Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens.

Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.

E é por Cristo que temos tal confiança em Deus...


Quando DEUS olhou para nosso estado, herdado de Adão e Eva, sentiu o odor que futuramente estará no Lago de Fogo: “cheiro de morte para morte” (2 Coríntios 2:14).

ELE deu ordens ao FILHO JESUS que viesse até nós, a fim de mudar toda esta fria realidade, onde reinava o pecado.

E desta nova realidade, do Novo Nascimento, nos fez novas criaturas, pessoas que agora exalam o “bom perfume de CRISTO” (2 Coríntios 2:15).

De vasos de desonra a “vasos de honra” (2 Timóteo 2:20-21), eis a obra redentiva presente na Terra.

Vemos:

(a) É real a nossa herança do primeiro Adão, mas tão real é a herança no segundo Adão, JESUS;

(b) É real que se dependesse de nós, jamais tornaríamos a DEUS, se não fosse sua GRAÇA;

(c) E mais real ainda, quando observamos a obra de CRISTO da eternidade à eternidade, vermos NELE a única solução para nossa absolvição e Vida.

Temos vivido distante da maravilhosa Graça, apelando a ela apenas quando conveniente e tomando conta dos conceitos de podermos a ela resistir.

Irresistível Graça e Chamado Eficaz que nos faz filhos do AMOR de DEUS.

Efesios 6:10-12

Efesios 6:10-12 "Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes."


O tempo nos faz perceber o quanto flertamos com as hostes do mal, ao assumirmos em nós altitudes que despertam disputas insanas por coisas passageiras, que nos cegam quanto à realidade espiritual.

Ouvimos muitas vozes nos amparando para esta vida material, e nesta vida mergulhamos certos de que o "oxigênio" nos recipientes é suficiente...

E quando estamos bem no fundo, vemos:


(a) que consumimos nossos dias na volatilidade dos valores terrenos e perdemos a batalha no campo espiritual, sabendo que DEUS nos orientou quanto a esta luta nas regiões celestiais;

(b) que pela falta da adequada armadura, nos tornamos vulneráveis, simplesmente por brindar sucessos nesta materialidade tola, mas que se tornou o centro de nossa existência;

(c) que nossas gerações morreram numa vida fútil, de tecnologia abundante, que nos cercaram de prazeres como a "árvore do conhecimento do bem e do mal", e consequentemente a expulsão da presença de DEUS.


Usamos este texto como crianças inexperientes que ganham "armaduras" dos pais, mas que nada mais são que brinquedos da ilusão, quando na verdade o diabo se utliza de armas verdadeiras, que "matam, roubam e destroem" todo aviso divino do real perigo.

Deixarmos de pensar como meninos e tomar toda a "armadura de DEUS" é urgente para todos nós.

Vamos parar de brincar com a vida, pois neste mergulho insensato, podemos morrer pela falta de ar.

sábado, 19 de outubro de 2024

Salmo 71:18

Salmo 71:18 "Não me desampares, pois, ó Deus, até à minha velhice e às cãs; até que eu tenha declarado à presente geração a tua força e às vindouras o teu poder."


Até que” seria uma expressão ideal aos pais que pretendem comunicar a VIDA de DEUS aos seus filhos...

Precisamos persistir na educação bíblica de nossos filhos, até que tenham consciência de QUEM é o DEUS dos pais.

Gosto destes versos: "estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te" (Deuteronômio 6:6-7), e isto nos ensina o:

 

(a) Amparo do que devo falar o tempo todo, algo que está além da compreensibilidade infantil, mas que deve compor o ambiente familiar, trazendo aos filhos a realidade de um lar cristão;

(b) Determina o exercício diário do ensino da Bíblia na vida de quem realmente tem testemunho a dar e obedece a um MANDAMENTO elevado;

(c) Diremos ao nosso herdeiro: "ouve, filho/a, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força..." (6:4-5) – entende o significado do “até que”?

 

Até que nossos filhos AMEM a DEUS: Declare!

 

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

Josué 3:5-9

Não pensemos que DEUS virá sem antes estarmos limpos de mãos.

Josué 3:5-9 "Disse Josué ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o SENHOR fará maravilhas no meio de vós."

Como é bom contar com DEUS nos momentos complicados de nossa vida.

Clamamos, pedimos, nos pomos como seres humildes nestas horas de dificuldades.

Mas será que DEUS simplesmente vai se fazendo ouvir ou resolver nossas demandas da forma em que nos encontramos?

Nestes versos de Josué perceberemos que:

(a) DEUS não um a pessoa que se encanta com aparências de piedade, pois conhece o mais profundo de nossas intenções;

(b) DEUS resolve tudo por ser SENHOR de tudo, mas requer de seus seguidores, seus servos, seus filhos algo que tem sido negligenciado: a SANTIFICAÇÃO;

(c) Lemos na PALAVRA: “Sem santidade ninguém verá a Deus” (Hebreus 12:14) – este livro retrata muito o sacerdócio de CRISTO, que deixou modelos de como sermos santos, pois “DEUS é SANTO.

Havia muito desafio pela frente, situações impossíveis para o povo, porém nada seria pela força e poder humano, mas pela presença de DEUS no meio deles.

Lembre-se: a SANTIDADE de DEUS exige a nossa santidade – busque-a, prepare-se e veja!

----------

"Ai de mim! Estou perdido! Pois os meus lábios são impuros, e moro no meio de um povo que também tem lábios impuros" Isaías 6:5


 


Efésios 5:25-27

Que tarefa complexa, mas se DEUS requer, torna-se possível.

Efésios 5:25-27 "Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável."

Num mundo de cobranças, onde “machos” querem ser os mandões e os cheios de razão, ou de mulheres que apelam a temas como “feminismo”, precisamos tornar à VERDADE, que nos ampara para a normalidade da criação.

Vivemos dias complicados, de mudanças de paradigmas, mas todos sendo minados pelas astúcias de satanás.

E tais teorias precisam de amparo bíblico, se quisermos servir a DEUS segundo sua VONTADE.

(a) Amar a esposa, a fim de que ela tenha no marido o amparo e nele possa confiar, a ponto de estar submissa nos moldes bíblicos – lembrando sempre que a tal submissão bíblica nada tem a  ver com anulação;

(b) Seguir um modelo que nos permita santificar, sermos, como homens, instrumentos de GRAÇA na vida das esposas e estas, longe da rixosa, que provérbios apresenta com louvores;

(c) Servos da PALAVRA, pois esta será o PADRÃO a ser seguido, e não o que achamos melhor.

Manchas e rugas aparecem em quem está desgastado, machucado, cheios de dores.

Ou seremos bênção na vida da família ou maldição!

O que queremos ser?

 


Salmo 44:1

Fale aos seus sobre o SENHOR que alimenta a ESPERANÇA.


Salmo 44:1 "Ouvimos, ó Deus, com os próprios ouvidos; nossos pais nos têm contado o que outrora fizeste, em seus dias."


Trazer à memória o que nos dá esperança, fortalece nossos passos, a fim de que cumpramos nossa carreira da fé.

Quando o profeta Jeremias lança mão da memória, ele não somente puxa as vitórias.

E por que razão é importante enfatizar isto?

 

(a) Para que saibamos que JESUS não deixou uma classe de pessoas iludidas e que vivem apenas de brados de vitória - mas aponta um caminho onde pedras farão parte deste;

(b) Para que sejamos um povo que confia no PAI - afinal em sua vinda, JESUS não estava tirando férias em oásis;

(c) Para que entendamos que nossa fé é alimentada por um DEUS histórico, presente em todos os momentos de formação de um povo que ELE chama de seu.

 

Compreendermos assim a vida de DEUS nos meio de seu povo, nos fará refletir no que herdamos de informação de nossos antepassados bíblicos e dos que nos formaram, quando estes nos ensinaram como é poder chegar em pontos críticos da vida e alimentar a esperança em um DEUS que faz.

Não viemos senão para peregrinar e este fato, ao percebermos as demandas desta existência, acaba sendo diluído nas águas da ansiedade e dos cuidados com esta vida.

Ou olhamos para um SENHOR SOBERANO que alimenta e nossa fé e esperança, ou viveremos neste ambiente "coach", onde as tentações e provas não existem.


Salmo 42:1

“As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite”.

Salmo 42:1 “Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.”

Ao meditar no Salmo 42, em suas letras vejo um homem que se perde em suas emoções, sente suas dores, mas de forma alguma perde o desejo por DEUS e o reconhece como fonte de saciação.

Como é importante para um filho de DEUS saber onde estão as fontes genuínas de águas que matam a sede.

Este poeta destaca em suas palavras:

 

(a) Não nega suas lutas, suas dores, seus medos e tampouco a presença de gente má em sua estrada;

(b) Reflete sobre as afrontas em sua fé, quando questionam sobre onde está o seu DEUS;

(c) Não se faz de forte quando suas questões mais íntimas emergem de sua alma, que aflita clama pelo Socorro de DEUS.

 

Nosso DEUS não nos salvou para sermos super-heróis, mas para uma vida onde o próprio FILHO JESUS clama por auxílio, se identificando com tantas de nossas questões.

Quando leio “o teu DEUS onde está”, teimo a ligar nas afrontas que CRISTO sofreu, fosse por homens ou pelo diabo, quando ouve “não disse que era DEUS, livre-se agora?

Como suspire a corça pela corrente das águas, assim minha alma tem sede do DEUS vivo”.

Onde temos saciado a sede e do que temos sede?

-----------

Salmo 42:1-3 Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.  2 A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus?  3 As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está?